Mulheres | Fotografia: Pexels
Nécessaire

A menopausa também tem benefícios e nós dizemos quatro

A chegada da menopausa pode ser assustadora, mas significa uma nova fase que também traz alguns benefícios. No Dia da menopausa, listamos quatro.

Normalmente, a menopausa vem acompanhada de sintomas indesejáveis como afrontamentos, secura vaginal, alterações de humor, queda de cabelo ou perturbações do sono. Mas não se fica por aqui e pode até afetar a autoestima e a forma como nos sentimos em relação a nós próprias enquanto mulheres.

No entanto, há alterações que podem ser positivas para algumas mulheres, como estas quatro:

Fim da menstruação

Embora a menstruação relembre as mulheres todos os meses de que sãos férteis e saudáveis, por vezes traz muitos desconfortos. A menopausa dita o fim deste período fértil e do ciclo menstrual, o que para muitas mulheres é por si só um momento de celebração.

Fim da TPM (Tensão pré-menstrual)

Irritabilidade, dores de cabeça, fadiga, alterações do apetite, depressão, ansiedade, inchaço e sensibilidade mamária: todos estes sintomas pré-menstruais podem desaparecer após a menopausa.

Qualidade na vida sexual

As mulheres na menopausa podem desfrutar do sexo sem se preocuparem com uma possível gravidez indesejada. No entanto, e antes de parar com qualquer método contracetivo, é importante certificar de que se passou realmente pela menopausa, que é definida como 12 meses consecutivos sem menstruação. E não é verdade que a menopausa provoca uma diminuição automática do desejo sexual, muitas vezes acontece o contrário

Mais confiança e vitalidade

Depois de décadas de experiência de vida, incluindo relações, educação dos filhos e das carreiras, na idade da menopausa as mulheres têm mais probabilidades de ir atrás do que querem com mais certezas. É habitual que tracem novos objetivos nesta nova fase, que mudem as rotinas e encarem a vida com outra perspetiva.

Ou seja, a menopausa tem vantagens e desvantagens, mas o mais importante é aceitar esta nova etapa natural da vida da melhor forma.

Evasão

O The Oitavos Hotel, para nós, está entre os primeiros

O outono chegou e com ele a vontade para uma escapadinha, como um namoro prolongado de verão. E se a próxima for entre a natureza e o mar no The Oitavos Hotel em Cascais?

Nécessaire