Perfume | Fotografia: Pexels
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E se um perfume melhorar a tua concentração no dia a dia?

Um perfume não serve apenas para espalhar aromas agradáveis, pode também ter benefícios a nível cerebral. E há três fragrâncias que têm esse fim.

A aromaterapia é uma arte antiga que consiste no uso de óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro e a verdade é que está normalmente associada a difusores ou a gotas de óleo derramadas sobre a almofada. Mas os aromas também podem ter efeito quando pulverizados a partir de um simples frasco de perfume.  

A região do cérebro relacionada com a nossa concentração é o córtex pré-frontal e parece que pode ser afetado pelos cheiros, de acordo com Pamela Dalton, psicóloga cognitiva, na Women’s Health. E que cheiros são esses? Todos os que tenham notas de alecrim, hortelã e hortelã-pimenta, assim como os terpenoides, compostos naturalmente produzidos pelas plantas, presentes desde as flores à planta cannabis. E cada um está também presente num perfume, mas já lá vamos.

Falta ainda falar dos poderes dos aromas usados na meditação, que segundo um estudo publicado na Frontiers in Human Neuroscience, melhoram a atenção. Tendo em conta o que diz a ciência, a empresa norte-americana International Flavors & Fragrances (IFF) desafiou-se a usar a Inteligência Artificial para descobrir quais as combinações que produzem esse efeito e chegou então a um perfume, que se junta a outros com benefícios para o cérebro. 

Que perfumes são esses que promovem o foco?  

No caso da mistura de alecrim, hortelã e hortelã-pimenta, está no perfume Louis Vuitton Pacific Chill, que foi apresentado precisamente como a primeira “fragrância de bem-estar” da marca. 

Já o Drew Martin X Heretic da marca The Herbalist resulta de uma parceria entre perfumistas independentes e uma marca de cannabis, que garantiu os terpernoides necessários para aumentar o foco de quem sai de casa com este perfume. 

Por último, resta falar da combinação de 15 ingredientes colocados dentro do frasco de perfume Vyrao The Sixth Eau de Parfum, que garantem um foco tão profundo como se fosse uma prática meditativa.

A ciência diz que aumentam o foco, mas ninguém garante que estes perfumes não desconcentrem quem fique curioso com o sítio onde os encontrar ou o preço. Para que tal não aconteça, basta ver a galeria de imagens.

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