Pizza | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Depois de saberes isto nunca mais vais comer pizza da mesma forma

O que é pior numa pizza: os hidratos de carbono, o açúcar, a gordura ou o sal? A resposta pode surpreender.

Pizza é o tipo de comida de que quase todos gostam e que mais do que prática, é um consolo para a gula. Reconhecemos que não é dos alimentos mais equilibrados por ser uma fonte de hidratos de carbono, açúcar e gordura, mas há algo que pode ser ainda mais preocupante: o sal.

Isto porque uma simples fatia de pizza tem uma média de 600 a 1200 miligramas de sal, segundo a The Healthy, valor que pode ser bem superior dependendo dos toppings. 

“A pizza é definitivamente considerada a comida com maior valor de sódio devido à combinação de carnes processadas, queijos e molhos salgados”, diz a nutricionista Jennie Miremadi na publicação.  

Fazendo as contas, se comeres uma pizza inteira com cerca de oito fatias, estarás a consumir no mínimo 4,8 gramas de sal de uma só vez, valor que quase ultrapassa numa só refeição a recomendação diária da Organização Mundial de Saúde (OMS): até 5 gramas de sal por dia para um adulto.

Para lá dos níveis de gordura ou de outros fatores menos saudáveis numa pizza, aquilo a que devemos ter atenção é ao consumo excessivo de sal, associado ao risco de problemas de hipertensão, doenças do coração e de cancro do estômago.  

Para deixares de consumir tanto sal de cada vez que comes uma simples fatia de pizza, podes optar por pizzas com ingredientes menos salgados, comparar as tabelas nutricionais das pizzas de supermercado antes de comprar ou fazer a tua própria pizza em casa.  

Design e Artes

Festival Extramuralhas arranca em Leiria com 22 artistas

  • 24 ago 2023, 10:39
Lusa

São 22 espétaculos com artistas de 14 nacionalidades, com destaque para as atuações de The Young Gods e Clock DVA ou a companhia Última Vez.

Nécessaire