Roupa Interior | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Quantas bactérias tem a nossa roupa interior? Eis como as eliminar

Uma peça de roupa interior limpa pode conter até 10.000 bactérias vivas. Apesar do número impressionante, convivemos bem com elas. Mas há formas de eliminar as mais problemáticas.

De acordo com a revista Good Housekeeping Institute, a roupa interior limpa pode conter até 10.000 bactérias vivas. No entanto, este número pode ser enganador, pois é difícil contabilizar com certeza o número de bactérias na nossa roupa.

É importante ter em conta que é impossível pensar que podemos eliminar todas as bactérias, pois vivemos rodeados de germes e o nosso próprio corpo está repleto deles. Na verdade, acabamos por contaminar a roupa que vestimos.

Maite Muniesa, professora de Microbiologia e membro do Departamento de Genética, Microbiologia e Estatística da Faculdade de Biologia da Universidade de Barcelona, citada pelo El Cronista, assegura que “não há motivo para preocupação, o nosso sistema imunitário e os nossos próprios microrganismos protegem-nos dos microrganismos que nos rodeiam, que, além disso, não são necessariamente patogénicos”. 

Estudos científicos veiculam a ideia de que as bactérias podem sobreviver à máquina de lavar roupa ou que conseguem sobreviver à lavagem em água quente até 40ºC. 

No entanto, existem formas de remover as bactérias da roupa interior. Uma delas é  utilizar sabão líquido. Se o produto tiver detergente, removerá a grande maioria das bactérias. A adição de um desinfetante pode ajudar, mas não é aconselhável devido às implicações de saúde.

Outra forma é passar roupa interior a ferro. O calor emanado do ferro pode atingir os 100ºC, eliminando todas as bactérias presentes devido à alta temperatura.

A luz ultravioleta do sol também  pode ser utilizada para matar todas as bactérias da roupa interior. Secar a roupa ao sol pode ser muito eficaz e o melhor de tudo é que não custa dinheiro. A Secagem ao ar, contudo, pode fazer com que as peças de roupa entrem em contacto com bactérias trazidas pelo vento e presentes na atmosfera.



 

Design e Artes

Dispositivo inovador pode ser usado para evitar roubos de carros

  • 11 fev, 00:08

Chama-se Barnacle e é um bloqueador de visão que também pode ser usado como sistema de segurança para automóveis.

Nécessaire