Doja Cat | Fotografia: Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
Nécessaire

Do preto ao azul, aderias à nova moda de batons?

Os batons escuros estão de volta à moda e já há celebridades que os destacam em qualquer maquilhagem.

Rita Ora, Gigi Hadid, Stephanie Hsu, Rihanna e Doja Cat são apenas algumas das celebridades que têm aderido à moda dos batons de cores arrojadas e combinações invulgares. Do preto ao azul ou com tons intercalados, basta puxar pela criatividade. 

Mas no caso de faltarem ideias, nada como explorar a hashtag #weirdlipcombos, que a maquilhadora Aoife Cullen criou no TikTok. Aqui encontram-se combinações “estranhas”, que incluem desde o batom roxo com contorno verde brilhante à mistura entre amarelo e verde. 

 

Apesar de parecer uma ideia moderna, esta moda já leva uma longa história. “A invenção do batom preto e azul tem suas origens nos primeiros filmes de Hollywood a preto e branco, porque o batom de cor escura funcionava melhor na câmara do que o vermelho”, conta a historiadora de moda Einav Rabinovitch-Fox à Harpers Bazaar.

Mais tarde, as estéticas punk grunge das décadas 80 e 90 voltaram a pôr os batons escuros na moda e até mesmo o regresso da estética Y2K trouxe essas cores mais escuras, mas apenas para delinear os lábios, o famoso ombré.

“Ficariam surpreendidos com o quão empoderador é usar um batom 'estranho'”, refere a maquilhadora Cullen, acrescentando que é, ao mesmo tempo, uma forma “muito divertida de nutrir a criança dentro de nós”, já que nesta moda também é possível brincar com as combinações de tons.

Para cada um dos lábios “estranhos” que por aí andam, deixamos uma sugestão de batom de cores escuras na galeria. 

Evasão

Agenda Versa: este fim de semana há piqueniques, teatro e muita música

Se ainda não tens planos para este fim de semana, vê as nossas sugestões.

Nécessaire