Bronzeado | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

‘Calo solar’: a tendência do Tiktok que está a preocupar os especialistas

A ideia de desenvolver uma resistência gradual ao sol, a ponto de formar algo semelhante a um calo na pele, tornou-se viral no Tiktok. Especialistas alertam para os riscos para a saúde.

As redes sociais tornaram-se num dos principais veículos de partilha de informação sobre os mais variados assuntos, principalmente entre os mais jovens, que encontram nestas plataformas todo o tipo de conteúdos, desde as principais tendências de moda a dicas de maquilhagem ou de estilo.

No entanto, quando o assunto envolve a partilha de conteúdos sobre saúde, torna-se cada vez mais importante a procura de fontes de informação credíveis e seguras. A mais recente tendência no Tiktok está relacionada com o chamado “calo solar”. Mas em que consiste?

A ideia passa por desenvolver uma resistência gradual ao sol, semelhante à formação de um calo na pele, o que iria permitir uma exposição mais segura e eficaz aos raios solares e promover a produção de vitamina D. Em causa estão exposições curtas ao sol, durante a manhã ou ao final da tarde, quando os raios UV são menos intensos, e ir aumentando gradualmente o tempo de exposição.

Segundo esta tendência, os banhos de sol sem protetor solar podem gerar células mais saudáveis, fortalecendo o sistema imunitário graças à produção de vitamina D pela exposição ao sol.

No entanto, os especialistas alertam que a exposição ao sol sem qualquer tipo de proteção tem elevados riscos para a saúde. De acordo com Ramzi Saad, dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia, não existe o conceito de ‘calo solar’, um termo inventado e que não é reconhecido entre a comunidade médica.

“Não podemos desenvolver tolerância à exposição solar e não existe um bronzeado seguro e saudável”, revelou ao site Skin Cancer Foundation. “Mesmo alguns minutos de exposição intencional e desprotegida, todos os dias, podem aumentar o risco de cancro da pele e de envelhecimento prematuro da pele”.

Em Espanha, a Organização dos Consumidores e Utilizadores (OCU) exigiu que o TikTok eliminasse e restringisse qualquer conteúdo que coloque em perigo a saúde dos utilizadores.

 

 

Coolhunting

Mango tem saldos desde 3,99 euros que terminam hoje

Se estás a precisar de renovar o teu stock de básicos, no site da Mango encontras várias peças em saldos desde €3,99.

Nécessaire