Estamos já em setembro, o que significa, para alguns, o fim das férias do verão e o regresso ao trabalho. Contudo, na pele ficaram vestígios dos dias de praia em forma de bronzeado que gostávamos de levar para o resto do ano. E não é que é possível?
Uma das maiores técnicas para prolongar o bronzeado foi revelada à Versa por Margarida Corceiro, mas já não deves ir a tempo tempo de aplicá-la, uma vez que implica esfoliar a pele antes da exposição ao sol. Mas há outras dicas que podes e deves seguir para manter o bronzeado por mais tempo.
Pele: hidrata, hidrata, hidratar
Hidratar a pele é uma regra que deve estar presente todo o ano, mas é particularmente importante quando se pretende manter o bronzeado.
Segundo Rachael Robertson, especialista em cuidados de pele e fundadora da Bedew Skin, “os melhores ingredientes para prolongar o bronzeado são aqueles que hidratam, como o esqualeno, a manteiga de karité, a vitamina E e a glicerina”, diz no The Independent.
Se precisas de uma recomendação, tens o After Sun Spray ou o After Sun Lotion da Isdin, que graças à vitamina E, ao mentol e à camomila ajudam a evitar a descamação da pele e a prolongar o bronzeado, ou o Skin Food da Weleda (€10,45 na LookFantastic), que é o segredo de hidratação de Victoria Beckham para manter o bronzeado, segundo a Hello!.
Toma duche de água fria
Aproveita enquanto ainda faz calor para o método que mantém o bronzeado: tomar duche com água fria. Isto porque a água quente seca a pele e pode irritá-la, provocando escamação da pele, além de lhe tirar a oleosidade natural essencial para a manutenção do bronzeado.
Continua a aplicar protetor solar
Sim, mesmo sem ir à praia deves continuar a aplicar protetor solar, porque os raios ultravioleta continuam por aí. Usar autobronzeador também é uma boa opção, uma vez que vai ajudar a manter o bronzeado natural mais tempo. O ideal é aplicá-lo uma vez por semana, segundo uma dica da Telva.
Bebe muita água
Beber água é, por si só, fundamental no dia a dia e mais ainda quando se quer manter o bronzeado das férias. A hidratação do organismo faz com que pele fique menos seca e mais brilhante e para isso não é preciso beber um garrafão por dia, basta a quantidade ideal consoante o teu peso.
E se estás ainda a regressar das férias de avião, não te esqueças de reforçar o consumo. “Certifica-te de que bebes muita água, porque voos longos podem secar a pele”, alerta James Harknett na Woman and Home.
Consome mais Ómega 3 e gorduras saudáveis
Peixes como o salmão, a sardinha, a cavala, assim como frutos secos das amêndoas aos pistácios são bons aliados do bronzeado. Isto porque, de acordo com a Telva, têm vitamina E, um antioxidante que ajuda a reduzir o envelhecimento da pele, mantendo-a saudável e, claro, com o tom dourado que se pretende após o verão.