Para muitos, um dia de verão perfeito tem de incluir banhos no mar ou numa piscina. No entanto, quer sejas team praia ou team piscina, há um mito que ainda se mantém: quando fazemos férias maioritariamente à beira da piscina, o tom bronzeado perde-se mais rapidamente do que quando passamos as férias na praia.
Mas será que é mesmo verdade ou é apenas uma teoria baseada num mito? Perguntámos à médica dermatologista Alexandra Osório se esta teoria se comprova na prática e a resposta não deixa grande margem para dúvidas.
“É verdade que o tom bronzeado da pele tem menor duração quando fazemos férias em piscinas porque há mais iodo na água do mar do que na piscina”, esclarece a especialista.
E se já estás à procura da praia com mais iodo em Portugal, tens de rumar a norte. A Praia de Moledo, perto da fronteira espanhola, fica a 20 km de Viana do Castelo e a 97 km do Porto. Ainda que seja um pouco ventosa, é uma das praias portuguesas com mais iodo.
Já em Cascais, a praia da Parede também é conhecida pela grande concentração de iodo e chegou a ser recomendada por vários médicos devido às suas propriedades terapêuticas.