Fotografias: Getty
Design e Artes

O que junta Brad Pitt a Nick Cave? Há uma exposição que explica

O ator norte-americano Brad Pitt e o músico australiano Nick Cave juntaram-se a um escultor e criaram peças que que refletem momentos muito pessoais. Agora mostram-nas ao mundo, ou pelo menos aos finlandeses de Tampere.

Foi depois de se ter divorciado de Angelina Jolie, em 2017, que Brad Pitt, o aclamado ator norte-americano, começou a fazer arte em cerâmica. Já Nick Cave dedicou-se a pintar e envernizar 17 esculturas entre 2020 e 2022. Os dois juntaram-se e, com a ajuda do artista britânico Thomas Houseago que os acompanhou durante todo o processo criativo, decidiram mostrar a sua arte ao mundo.

Pela primeira vez, esculturas e cerâmicas feitos pelos próprios poderão ser vistas numa exposição no Sara Hilden Art Museum, em Tampere, na Finlândia.

“Na verdade, nasceu daquilo que eu chamo de um inventário radical, sendo realmente honesto comigo e… tendo em conta aqueles que eu possa ter magoado e os momentos em que errei”, disse Brad Pitt à emissora pública finlandesa YLE. “Para mim, é tudo uma questão de autorreflexão. É sobre onde errei nas minhas relações. Onde eu perdi”.

Entre as nove obras de Brad Pitt está uma estrutura em forma de casa moldada em silicone transparente baleada e um painel de gesso a representar uma cena de tiroteio.

Por seu lado, o vocalista dos Nick Cave and the Bad Seeds apresenta uma série de figuras de cerâmica que retratam a vida do diabo. “Queria fazer o diabo, porque gosto de vermelho. E gosto da cor vermelha do verniz”, disse Cave à YLE.

“Finalmente, decidi fazer a história da vida do diabo. Para mim, pessoalmente, diz algo sobre a ideia de perdão ou a necessidade de ser perdoado. É um trabalho muito pessoal”, realçou.

A exposição pode ser visitada até 15 de janeiro de 2023.

Coolhunting

Uma peça, vários looks. Resultado: um guarda-roupa infinito 

É tudo uma questão de planeamento e ninguém vai notar que se está a repetir a mesma peça.

Design e Artes