Mafalda de Castro | Fotografia: Instagram
Coolhunting

É hora de dar o nó à gravata e saber como a vamos usar este ano

A gravata marca as tendências deste ano. Com mais ou menos nós, há pelo menos sete formas de a usar.

Em 1990, Julia Roberts pisava a passadeira vermelha dos Globos de Ouro com um fato Giorgio Armani e uma gravata florida que na altura surpreendeu. Novos tempos chegaram e este acessório volta agora às passerelles de moda e é adotado por várias celebridades. O look de Billie Eilish na apresentação da nova série Swarm, da Prime Video, é exemplo disso.

 

Apesar de a cantora ser conhecida pelo seu estilo irreverente, a verdade é que este acessório poderia ter sido escolhido por qualquer outra cara conhecida que siga o rumo da indústria da moda, já que as gravatas se afirmam como a nova tendência de 2023 (à qual a portuguesa Mafalda de Castro já aderiu).  

Fizeram parte da Semana da Moda de Milão com Dolce & Gabbana, Bottega Veneta e Ferragamona, e, ainda, da Semana da Moda de Paris no desfile de Alexander McQueen, assim como no da nova coleção outono/inverno 2023/24 de Valentino, no qual o diretor criativo, Pierpaolo Piccioli, combinou fatos, camisas, saias e vestidos de mulher com gravatas. Com o tema Black Tie, Piccioli quis acabar com os preconceitos sobre a gravata, inevitavelmente mais associada aos homens numa coleção “que brinca com regras, emancipando significados”, diz no comunicado citado pela revista Marie Claire.

E esta tendência defende precisamente a ideia de uma estética sem género, por isso mesmo, a Versa tira o tom masculino à gravata e mostra como as mulheres podem introduzir este acessório com os exemplos abaixo:

1. Com jardineiras 

As jardineiras vão e voltam para dentro do guarda-roupa. Estiveram in nos anos 90, regressaram em 2021 e agora é outra vez altura de resgatá-las. Podes combinar com o novo acessório tendência, a gravata, que deve ficar ligeiramente escondida dentro do peitilho.  

2. Num look casual 

No que toca aos homens, as gravatas são muitas vezes limitadas à formalidade de um look, ainda que se note mais irreverência no seu uso nos tempos. Mas no caso das mulheres, a versatilidade é significativamente maior. Vemos as gravatas a serem usadas com calças de ganga num look casual, que se completa com umas sandálias e até meias brancas, como mostra o exemplo de street style acima.  

3. A combinar com a camisa 

E, se não sabes bem como usar uma gravata, começa por conjugar cores. Pega numa camisa e usa a gravata no mesmo tom para um toque no look que não chama demasiado a atenção. Aqui, podes apostar no casual chic, juntando um blazer oversized e umas calças com pinças num tecido elegante.  

4. Escolher uma gravata com padrão 

No oposto da sugestão anterior, se queres assumir a tua gravata, o melhor é apostar nos padrões. Podes condizer com o tom de uma das peças ou simplesmente destacá-la pela irreverência do jogo de desenhos nela inscrita. Mostramos um exemplo com saia e blazer, perfeito para a primavera.  

5. Com um corpete  

Aproximam-se as estações quentes e já andamos de olho nas peças mais frescas. O corpete é uma delas, deixando os ombros descobertos de forma elegante e a cintura delineada, ao mesmo tempo que a gravata deixa o pescoço menos despido e o decote mais discreto. 

6. Gravata desarrumada  

Não sabes fazer o nó da gravata? Que isso não te impeça de usar uma. Outra forma de usar o novo acessório tendência é simplesmente entrelaçar as pontas da gravata, em vez de fazer um nó complexo que só se consegue depois de assistir a vários vídeos de tutoriais.  

7. Aos ombros e sem nó 

Deixámos para último a forma menos usual de usar uma gravata: sem nó e sem estar ao pescoço, mas, sim, à volta dos ombros. No caso do exemplo que mostramos, a gravata assenta sobre um blazer verde que contrasta com os tons coloridos do acessório que volta a sair à rua em 2023.  

Coolhunting

Esta lingerie não é só funcional e discreta, ela compõe um look

A nova coleção de lingerie da Triumph é sustentável, confortável e sofisticada.

Coolhunting