Influenciadores | Edição: Inês Rodrigues
Coolhunting

Quem são os verdadeiros 'influencers' que deves seguir?

Os verdadeiros influenciadores podem não ser aqueles que pensas que são. De Sophia Li a Frida Escobedo, descobre de que forma cada um te (deve) influenciar.

Nos últimos tempos, é cada vez maior o leque dos que se dizem influenciadores e vulgarizou-se a ideia de que influenciador é aquele que usa as redes sociais para partilhar looks, brunchs, house tours, viagens, isto é, o seu lifestyle em geral. Mas não só.

Segundo o dicionário, influenciador é “o que ou quem influencia ou tem alguma espécie de influência sobre algo ou alguém". E seja porque têm algo a dizer ou a mostrar, há uma lista de influenciadores que não são necessariamente digitais.

Podem usar as redes sociais, sim, mas como meio de partilha de um trabalho que delas não depende ou para dar voz a lutas da vida real, sendo este último tema o seu principal foco. Da moda à arquitetura, são inúmeros aqueles que se pode dizer que influenciam, que têm uma voz na sociedade, e a Harper’s Bazaar destacou 36.

A Versa detaca sete dessas figuras de relevo que consideramos serem os verdadeiros influenciadores a seguir nas mais diversas áreas.

Aurora James: designer e ativista 

O nome Aurora James não se esgota numa só área. Formou-se em moda, jornalismo, arte, fotografia e horticultura e todas elas fazem parte do que é e do que faz hoje: uma criadora que leva para as peças da sua marca de acessórios de luxo, a Brother Vellies, a sua essência como designer e ativista. 

Este ano co-fundou o Friends and Family Collective, um fundo de capital que fornece financiamento para fundadores negros, e é também responsável pelo Fifteen Percent Pledge, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar o retalho a fechar 15% dos seus contratos anuais com empresas negras. 

 

Honey Dijon: Dj e produtora 

DJ e produtora, Honey Dijon é uma das influenciadoras do momento. Uma das razões pela qual é ainda mais conhecida atualmente tem a ver com o facto de ter estado envolvida no mais recente álbum de Beyoncé, Renaissance, para o qual coproduziu duas faixas, a Alien Superstar e a Break My Soul.

Mas a sua experiência vem já desde os anos 90 e com o tempo aprendeu algo que, como influenciadora que é, passa por uma mensagem divulgada nas redes sociais.  

Simone Biles: ginasta  

Gosta de margaritas e mimosas como grande parte de nós, mas há algo de especial que faz de Simone Biles mais uma das vozes do momento.

É conhecido que a atleta de ginástica artística esteve afastada da competição durante dois anos por questões de saúde mental, pausa que aproveitou para trazer o tema para a mesa através da sua tão poderosa voz. Agora está de volta ao desporto e, além de ter conquistado duas medalhas de ouro, executou um salto nunca feito por uma mulher: o Yurchenko Double Pike.   

 

Sophia Li: ativista climática da nova vanguarda 

Se nunca ouviste falar em Sophia Li, eis uma breve apresentação daquela que é considerada uma ativista da nova vanguarda. Sophia é uma jornalista sino-americano premiada, defensora do clima e dos direitos humanos e oradora. Tem um podcast denominado Climate Talks, através do qual debate o ambiente e as soluções para os problemas que o mundo enfrenta neste âmbito.  

Noutras frentes, debate temas como o empoderamento das mulheres, como aconteceu recentemente. No fundo, é uma influenciadora imparável para as suas causas.  

 

Kwame Onwuachi: chef e restaurateur 

O chef Kwame Onwuachi, que a integra a lista “30 under 30” da Forbes, podia simplesmente ficar atrás da cozinha a criar pratos originais, mas é irrequieto e, fora dela, faz muito mais do que isso. Uma das coisas que o motiva é a fazer mais por quem o rodeia e exemplo disso é o facto de apoiar e participar nas iniciativas da instituição No Kid Hungry. Além de ser uma influência na que toca à solidariedade, é também uma figura que sempre lembra o valor da família.  

Caso para dizer: parabéns à mãe, Jewel Robinson.  

 

Brea Baker: ativista e escritora 

É difícil resumir tudo o que já fez ou a que se dedica atualmente Brea Baker em poucas palavras, mas podemos tentar. Durante décadas trabalhou como ativista estudantil e agora é estratega nacional e global e, a par dessas funções, participou em dezenas de campanhas eleitorais. Além disso, é escritora freelance em publicações como a ELLE e a Harper’s Bazaar, e já escreveu um livro, o Rooted: The American Legacy of Land Theft & The Modern Movement for Black Land Ownership.  

O que mais ai vem? É acompanhar a realidade que Brea leva para as redes sociais. 

 

Frida Escobedo: arquiteta 

Tal como Frida Kahlo, Frida Escobedo é também, por coincidência, mexicana, contudo, em vez da pintura, dedica-se à arquitetura. Destacamo-la em último, de modo a deixar para o fim a voz inspiradora que também nos influencia através da arte visual.

A arquiteta tem projetos por todo o mundo que já lhe renderam inúmeros prémios, sendo o mais recente o Prémio Charlotte Perriand de 2024, concedido pela La Créateurs Design Association & Awards. É possível ver o seu trabalho, por exemplo, no Hotel Boca Chica, no México, ou no Aesop Coconut Grove, nos Estados Unidos.  

Coolhunting

Três razões para ser esta a carteira perfeita para o inverno

O que tem de tão especial a carteira que encontrámos na Stradivarius? Todos os requisitos, da estética ao preço, que se quer numa carteira de inverno.

Coolhunting