Este ano, o tema da MET Gala é Sleeping Beauties: Reawakening Fashion, uma homeagem, não às princesas de contos de fadas, mas a peças que estão guardadas há anos e que não podem ser usadas novamente devido à sua extrema fragilidade. No entanto, elas irão "despertar" para este evento, o mais exclusivo do mundo da moda.
Na exposição, que será aberta ao público no dia seguinte à Met Gala até 2 de setembro de 2024, estará exposto o vestido de baile de cetim de seda de Charles Frederick Worth, de 1877, um corpete inglês do século XVII assim como muitas outras peças de ícones como Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior ou Hubert de Givenchy. Além disso, muitos dos trabalhos antigos serão exibidos ao lado de peças contemporâneas, já que serviram como inspiração para muitos estilistas.
Segundo comunicado, a exposição irá incluir elementos como inteligência artificial, projeções de luz e som, e outras formas de estímulo sensorial, criando um contexto único e imersivo para cada uma das peças.
De acordo com Max Hollein, CEO do Metropolitan Museum of Art, "esta exposição inovadora irá ultrapassar os limites da nossa imaginação e convidar-nos a experimentar muitas facetas de uma obra, a aprender mais sobre a sua história e, em última análise, a obter uma apreciação mais profunda da sua beleza".
Andrew Bolton, curador responsável pelo The Costume Institute, explicou ainda que a exposição será dividida em três zonas principais: Terra, Mar e Céu. Aqui será demonstrada a evolução da ação humana em relação ao mundo natural, destacando o artesanato e a manipulação de materiais naturais na criação de peças de vestuário. “É uma homenagem à natureza e à poesia emocional da moda”, concluiu.
Ainda não foram anunciados os co-presidentes ou anfitriões, os responsáveis por acolher e organizar o evento, além de organizar a lista de convidados e trabalhar com os chefs para criar o menu personalizado. Também ainda não foi confirmada a lista de convidados do próximo ano, mas, como sempre, não deverão faltar as mais famosas estrelas.