Estamos em novembro, a mais de um mês do Natal, e as ruas já começam a ganhar decorações, ainda que a data oficial para iluminar a cidade de Lisboa seja só a 30 de novembro. Contudo, se Mariah Carey já quebrou o gelo para cantar It’s Time, então é porque é mesmo tempo de Natal. Ainda que alguns achem precoce.
Mas não julguem quem delira com as decorações que vão surgindo ou já montou a árvore de Natal. É que essas pessoas são mais felizes.
A conclusão é de um estudo intitulado “Inferências sobre a sociabilidade dos donos de casa: impacto das decorações de Natal e outras sugestões”, que não só indica que ter decoração no exterior de casa faz com que a vizinhança sinta que os habitantes dessa habitação são amigáveis, como revela ainda que quem entra no espírito mais cedo é mais feliz.
É verdade que a investigação data de 1989, mas passem os anos que passarem esse efeito não muda, segundo a psicóloga Deborah Serani no Today.
"[As decorações de Natal] levam a uma mudança neurológica que pode produzir felicidade”, afirma a especialista. “Aumenta a dopamina, a hormona do bem-estar”, acrescenta.
Se as decorações de Natal antecipadas são então sinónimo de felicidade, partimos do princípio que todos deviam celebrar mais cedo. Afinal, o que se pode querer mais do que ser feliz?