Shaub & Fischer diVERSA | Fotografia: D.R.
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Têm miopia, mas viram nitidamente o negócio que faltava em Portugal

A Shaub & Fischer não é como qualquer outra ótica. Em loja não há profissionais de bata branca e para escolher uns óculos nem é preciso ir à loja. A Versa foi conhecer o conceito.

Quer usemos ou não óculos, há que ver bem quando uma oportunidade de negócio nos aparece à frente e foi precisamente isso que aconteceu com Gonçalo Jorge, médico, e Pedro Teixeira, engenheiro informático de formação.  

Os dois amigos, que mantém as suas carreiras, decidiram criar em 2018 o Shaub & Fischer, projeto que nasceu para revolucionar a maneira de vender óculos em Portugal. 

“A ideia de criar a Shaub & Fischer surge quando os fundadores se apercebem de que comprar óculos graduados em Portugal é não só excessivamente caro, como complexo e pouco transparente, e de que é possível fazer as coisas de outro modo”, diz a marca em entrevista à Versa. 

Os fundadores têm ambos miopia e usam óculos há vários anos e nunca gostaram das experiências que tinham em lojas de ótica – por serem recebidos por profissionais de bata branca, tal como num hospital, e encontrarem muitas armações, mas poucas que satisfizessem os seus gostos por serem datadas – por isso decidiram criar o seu próprio projeto.

E por que razão o nome Shaub & Fischer? Isso nunca vamos saber.

“Shaub & Fischer era uma marca que estava pensada para ser um negócio de tintas para impressoras com origem na Alemanha. O pai do Pedro, há vários anos, tinha pensado em montar esse negócio, mas acabou por falecer e o negócio não chegou a sair do papel. Uma vez que a marca estava registada, os fundadores decidiram pegar então no nome, sobre o qual sabem apenas que é composto por dois apelidos alemães. “Quem terão sido talvez nunca saberemos”.  

O que torna a Shaub & Fischer diferenciadora? 

Quando pensamos numa revolução na maneira de vender óculos, é difícil perceber ao certo em que é que isso pode consistir. Mas a Shaub & Fischer sabia qual o caminho a seguir e diferencia-se, como diz, “em quase tudo”.

– Os óculos são desenhados pela equipa Shaub & Fischer em Lisboa e assentam em designs minimalistas e independentes das últimas tendências, logo são intemporais; 

– Para comprar uns óculos graduados online bastam alguns cliques até finalizar a encomenda para casa; 

– A experiência em loja física, inaugurada em 2022, é tão descontraída como entrar numa loja de roupa;  

– Os preços são fixos, não há taxas escondidas; além de justos (óculos graduados monofocais a 89€ e progressivos a 249€); 

A juntar à lista está ainda um serviço que é o que mais torna esta marca inovadora: a possibilidade de experimentar em casa. Tal como o nome indica, a ideia é levar até aos clientes, de forma gratuita, quatro armações à escolha, de modo que possam testá-las em casa até escolher as “tais” de uma forma mais confortável, antes de fazer a encomenda final pelo site.  

O serviço foi um sucesso na pandemia, altura em que os fundadores deixaram até de ter mãos a medir para todas as encomendas, e dura até hoje, agora com uma novidade ecológica: as caixas em cartão kraft usadas para levar os óculos a um cliente, são usadas para muitos mais e só deixam de circular quando estiverem visivelmente danificadas.  

No que toca a preços, umas das motivações para Pedro e Gonçalo criarem este projeto, é serem o mais acessíveis possível. E como o fazem tendo em conta que a Shaub & Fischer oferece até um serviço mais personalizado do que as óticas convencionais? 

“A receita é simples: cortamos os intermediários e não pagamos taxas de licenciamento e distribuição das marcas, porque a marca é própria, com design exclusivo. Assim conseguimos oferecer um preço muitíssimo mais competitivo e justo para quem está a comprar”. 

E quem o quiser fazer, só tem de aceder ao site ou ir à loja da Shaub & Fischer situada em Sete Rios, Lisboa, na qual também é possível fazer um exame gratuito à visão com um profissional especializado em Optometria. 

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