Same diVERSA | Fotografia: D.R.
Coolhunting

A cientista que criou uma marca que foge às “gavetas” da sociedade

Same é o nome da marca portuguesa criada por Inês Bento, cientista que decidiu criar uma marca de roupa sem género, inspirada nas crianças e nos animais.

Inês Bento, com 41 anos, é bióloga de formação e faz investigação científica no Instituto de Medicina Molecular (iMM), em Lisboa. A ciência é uma grande paixão, mas não a única. Ama os dois filhos, Manuel e Francisco, e os animais – um amor tão grande que deu origem a uma experiência fora do laboratório.

Em 2019 surgiu então a Same, a Kids story, que tem como grande inspiração as crianças e os quatro cães que fazem parte da família de Inês: a Índi, a Branquinha, a Puja e o Sam, representados nos padrões das peças que integram as coleções.  

Coleções essas que são sempre sem género, característica que está relacionada com o nome da marca, ainda que esse tenha surgido depois de Inês ter descoberto que o filho Manuel tinha fenda lábio-palatina e ouviu o cirurgião dizer: “Não se esqueçam que ele é igual (Same) a qualquer outra criança”. 

“O conceito mais básico e simples da marca está no seu próprio nome, ‘We are all the SAME’. Vem de algo que sempre me foi natural, a ‘não distinção’ de género nas peças de roupa, nas cores, nos padrões”, conta Inês à Versa.  

Tanto assim é, que a fundadora da marca sempre procurou para os próprios filhos roupas que não seguissem as habituais regras de género e que tivessem pormenores como flores, que tão facilmente se encontram nas roupas de menina.  

"Sempre fugi ao naturalmente óbvio e tradicionalmente estipulado para um rapaz e sempre os vesti sem olhar ao género, à gaveta onde a sociedade os ‘encaixava’. Nem sempre foi fácil encontrar aquilo de que gostava e começava a sonhar de olhos abertos... ‘e se eu um dia tiver uma marca?!’”.  

De um “se” passou à ação e foi à procura de reforços, recorrendo à ajuda de Maria Brandão, designer de moda, de Ana Martins, “que tem o design mais bonito do mundo”, e de João Rodrigues, ilustrador que desenha os padrões da marca.  

Same é mais do que vestir uma identidade própria

A primeira coleção a surgir na Same foi a ‘Dogs are Kids Best Friends’, que bem representa tudo o que deu origem à marca. As crianças vestem casacos, camisolas e calças estampadas com desenhos de animais, que não tarda vão passar a poder também vestir Same. Mas já lá vamos.  

Falta falar das coleções ‘We are all the SAME’, com um fim solidário, em que uma percentagem da venda das meias e das tote bags reverte para comprar bens de primeira necessidade para animais em abrigos, da ‘Old fabrics New clothes' e da ‘Recycle and (re)use’, duas coleções que estão alinhadas com a preocupação ambiental da marca.  

"Algumas peças são feitas de tecidos provenientes de garrafas de plástico, os stocks são muito reduzidos ou, em alguns casos, as peças só existem mesmo em pré-venda de forma a evitar desperdícios têxteis”, nota Inês Bento.

Além disso, as peças são feitas em Portugal de forma artesanal, por Carla e Paula, que trabalham em pequenos ateliers familiares. 

O que está para vir 

Agora sim é altura de falar nas próximas novidades, que vão incluir os animais. A fundadora da Same revela à Versa que através de uma parceria com a Pale, projeto da veterinária Mariana, vão ser criadas coleiras para animais com restos de desperdício têxtil da Same, que até combinam com a roupa das crianças. 

Quanto a roupas a combinar entre adulto e criança, Inês Bento refere que não é um objetivo da marca, uma vez que nunca pensou na “Same como um projeto para adultos”. Contudo, depois de tantos pedidos, cedeu a uma experiência, não fosse Inês cientista.  

“Não resisti em fazer um casaco para adulto com os restos dos rolos dos tecidos de criança. O primeiro casaco foi para a avó Ana, minha mãe, e foi um sucesso. Pelo que mantemos esses casacos, que eu também adoro, em pré-venda e sem padrões definidos”, refere, admitindo ainda que "talvez volte a arriscar em mais alguma combinação criança/adulto, mas será sempre algo muito particular e com as crianças em primeiro plano".  

A próxima coleção também já está a ser preparada e podemos esperar uma história “que já existe no papel e é linda", diz a fundadora da marca. Até às próximas novidades, espreita as peças da Same na galeria de imagens.  

Nécessaire

Será este shot antirrugas o novo milagre do antienvelhecimento?

Depois de cinco shots, acaba de ser lançado mais um, com efeito lifting máximo, pela MartiDerm. A marca é uma das favoritas de famosas portuguesas.

Coolhunting