Palu é o nome de uma ilha na Indonésia e também de uma marca portuguesa idealizada aos 17 anos por João Velhinho, atualmente com 28 anos, um apaixonado por surf. Na altura sentiu vontade de criar algo diferente do que via em todas as marcas de surfwear que ia conhecendo na sequência da participação em muitos campeonatos de surf, e aventurou-se.
Inspirado no mar, apanhou a onda de criatividade e implementou-a na Palu, que se diferencia – além dos bordados nas etiquetas e de “mensagens importantes para os tempos atuais” – por um pormenor que nenhuma outra marca tem: um bolso em forma de onda.
“Devo confessar que as sweatshirts de capuz com bolso em forma de onda e os ponchos são produtos muito requisitados. O bolso de onda só existe na Palu, por isso torna as sweatshirts tão únicas”, refere o designer, fundador e CEO da Palu à Versa.
Mas não é só o bolso que torna os artigos desta marca únicos. É também a forma como são produzidos, com recurso a têxteis excedentes de várias fábricas portuguesas, que são transformados pela Palu em pequenas coleções.
“Estamos a falar de peças que não se voltam a repetir", frisa o aveirense, licenciado em Design pela Universidade de Aveiro e pós-graduado em Ilustração pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Outros pormenores deixam a marca ainda mais alinhada com o ambiente e natureza que a inspiram – a beleza natural e as ondas perfeitas para surfar pelas quais é conhecida a ilha de Palu – como é o caso do uso de tintas à base de água na estampagem, dos fios reciclados das malhas dos ponchos, da certificação OEKO-TEX que garante que tanto as tintas como as malhas não têm substâncias nocivas para a saúde e da malha ketten usada nos felpos da Palu, que usa menos água durante a lavagem e precisa de um menor tempo de secagem, permitindo assim poupar recursos.
Verão ou inverno, com a Palu o mar está sempre presente
T-shirts, casacos, ponchos, toalhas de praia, buckets hats, porta-chaves, paraventos, tote bags e sweatshirts são os vários artigos que fazem parte das coleções da Palu, que fazem com que o mar ande connosco todo o ano.
As ondas andam no bolso de quem opta pelas sweatshirts de capuz, mas uma coisa é garantida em qualquer peça de roupa, especialmente nos hoodies: o conforto.
"Os hoodies da Palu providenciam conforto e qualidade fora de série. Mais do que uma peça de roupa, estamos a vender uma experiência de bom design, que procura atender a todos aqueles que se reveem nos estilos de vida mais relaxados, perto da comunidade local e da natureza, preocupados com o meio ambiente e com amor pelo mar", refere João Velhinho.
A marca adapta as peças a cada estação, incluindo, por isso, no verão t-shirts com uma gramagem inferior e sweatshirts sem carda, contrariamente ao que acontece no inverno.
Por falar em inverno, a nova coleção está prestes a chegar e João adianta à Versa que vai incluir casacos com capuz e será ainda feito um redesign às sweatshirts básicas com uma estampagem nas costas.
“É uma iniciativa para aproveitar roupa que não se vende tanto, no fundo, uma forma de a marca colocar na linha comercial um artigo totalmente novo, mas sem produzir mais. O que, bem vistas as coisas, é igualmente uma prática ambientalmente sustentável”, refere.
Em breve também estará disponível uma t-shirt desenhada por crianças da cidade da Praia, em Cabo Verde, no âmbito do projeto "Esteios da Esperança”, uma das várias Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) às quais a Palu se associa. Os lucros da t-shirt reverterão a favor dos habitantes locais mais desfavorecidos.
Podes encontrar as peças da Palu na loja online e em lojas parceiras: na Santoloco, no Chiado, em Lisboa, na Bana Praia, em Cascais, e na Hangfive Surf Club, em Matosinhos.