Love It Portugal diVERSA | Fotografia: D.R.
Coolhunting

Da cortiça ao burel, assim se veste um Portugal moderno

Tenha ou não etiqueta, tudo o que se encontra na Love It Portugal é “made in Portugal”. Neste projeto, a tradição mistura-se com um design moderno.

Portugal é um país de tradições, que conhecemos bem e tentamos passar a quem nos visita. Mas nem sempre é pela cortiça, o burel ou a Filigrana Portuguesa que nos tornamos conhecidos lá fora. Será eternamente o clima e as praias, a gastronomia e, claro, Cristiano Ronaldo. Mas António Moreira, fundador do Love It Portugal, quis mudar isso.  

Depois de vários anos ligado à Logistica, aos Transportes Internacionais e à Supply-Chain, António usou o tempo da pandemia e o facto de ter os filhos já crescidos para finalmente lançar um projeto que desse a conhecer o seu país. 

É certo que o turismo e grandes eventos, como o Web Summit e as recentes Jornadas Mundiais da Juventude, ajudam a pôr Portugal nas bocas do mundo, mas quem coloca o país no guarda-roupa do mundo é a Love It Portugal.

“O objetivo é divulgar produtos (e talvez serviços no futuro) que representem as nossas tradições e dignifiquem o nosso país”, diz à Versa.

Para isso tirou proveito do que por cá é feito, desde a cortiça, sendo Portugal o produtor número um a nível mundial, ao calçado e vestuário, indústria na qual “desde há muitos anos produzimos para grandes marcas internacionais”.

É mesmo “made in Portugal” 

A Love It Portugal está dividida em cinco categorias: Filigrana, carteiras (para homem e mulher), acessórios, cerâmica e artesanato. Dentro de cada uma há um pouco do que é português, obviamente, produzido em Portugal, aspeto que diferencia o projeto do que se encontra numa qualquer loja de souvenirs.  

“Muitos dos artigos que são vendidos nalgumas lojas de souvenirs, nem sequer são fabricados em Portugal", alega António. “Todos os artigos que divulgamos são fabricados em Portugal e a partir de matérias-primas portuguesas. É um ponto de honra. E procuramos também oferecer um design diferenciador e com valor acrescentado", continua.  

Na Filigrana, há peças típicas como os Corações de Viana, e outros itens mais modernos e estilizados, dos brincos às pulseiras; nas carteiras, há opções em cortiça, em burel (tecido de lã típico da Serra da Estrela) e carteiras junco, “que antes eram usadas pelas nossas mães e avós em idas às feiras e hoje entraram no loop da moda, com várias marcas internacionais a divulgá-las”. Já no artesanato, há desde galos de Barcelos às andorinhas, e ainda flores de cerâmica, apelidadas de "‘obras de arte’ porque são inteiramente moldadas à mão".  

A tradição que passa com distinção entre gerações 

Ainda que a tradição seja um dos focos do projeto Love It Portugal, há uma certa disrupção com o passado para atrair novos públicos que procuram o que é diferente e inovador. 

“Os jovens apreciam muito as carteiras de Burel e sobretudo a Filigrana”, refere António, acrescentando que em especial a Filigrana "é um produto verdadeiramente apreciado por quase todas as senhoras, independentemente da sua idade”.  

Seja qual for a idade, o que não falta são portugueses e franceses a procurar o projeto, ao qual se juntarão novidades muito em breve. 

"Já em outubro vamos abrir novas categorias, nomeadamente bonecas de cerâmica e candeeiros produzidos a partir de cabaças. E no início do próximo ano iremos oferecer outras categorias de produtos, os azulejos e os vinhos”, remata.  

As lojas físicas não são um objetivo para já, segundo o fundador do projeto, pelo que tudo o que é feito em Portugal e vendido neste projeto pode ser encontrado apenas online.  

Coolhunting

Dá as boas-vindas aos blazers e sabe como os usar no outono

Usar um blazer no outono vai muito além de combiná-lo com uns jeans e uma camisa. Podes usar desde vestidos de verão a saias compridas, é só seguires estes exemplos.

Coolhunting