SÊIN fashion | Fotografia: Instagram
Coolhunting

Inês Silva veste-nos com toalhas de praia, seja verão ou inverno

Uma portuguesa a viver na Áustria pensou transformar toalhas de praia em roupa. Hoje, Inês Silva tem inúmeras peças na sua marca SÊIN fashion.

Se estivermos atentos às lojas de moda num centro comercial, é fácil perceber que, este ano, são muitas as propostas de roupas feitas com tecido turco. Na H&M, na Primark e até na coleção celebrada entre a Mango e Simon Miller.  

Mas antes de todo este destaqe na fast fashion, já em 2018 Inês Silva fazia peças com este tecido, através do reaproveitamento de toalhas antigas. Assim nasceu a SÊIN fashion, nome que resulta de um trocadilho entre o nome de Inês e o verbo sein, em alemão, que significa ser/estar. “Considero que a minha marca não é apenas referente à moda. Representa também um estilo de vida sustentável”, explica a fundadora à Versa.  

Inês é formada em Som e Imagem pela ESAD-IPL e desde há cinco anos é também designer de moda. A ela cabe todo o processo criativo das coleções da SÊIN fashion, desde o desenho das peças com toalhas de praia até ao site no qual são vendidas.

A designer portuguesa vive em Linz, na Áustria, há nove anos e é por lá que faz esta transformação, ligando, através dela, cada país. “Vivendo na Áustria, onde os invernos podem ser muito cinzentos, a mistura de cores vivas e padrões são definitivamente influenciadas pelas raízes portuguesas. E sendo eu das Caldas da Rainha perto de muitas praias, a minha matéria-prima, as toalhas de praia, é também um reflexo disso”, continua.  

Quando toalhas de praia são sinónimo de roupa mais sustentável 

As toalhas de praia em segunda mão sempre foram a matéria-prima com o qual Inês Silva trabalhou desde início. A diferença é que a princípio provinham de feiras e lojas em segunda mão e agora a fundadora usa as que chegam a duas associações em Linz, que recolhem têxteis de contentores espalhados na cidade para vender posteriormente em lojas dessas associações. 

De todos os têxteis, as toalhas de praia são as mais difíceis de escoar, pelo que Inês assumiu uma missão. “Para mim, a maneira mais sustentável e ecológica de produzir roupas novas é criar algo novo a partir de materiais existentes. Por isso dá-me um prazer enorme 'salvar’ estas toalhas e dar-lhes uma nova vida”, refere.  

 

Além de usar materiais em segunda mão, no próprio processo Inês Silva evita ao máximo gerar desperdício. Criou, por isso, duas coleções com peças irreproduzíveis: a patchwork (referente à técnica que une diferentes cores, padrões e tecidos) e a sen3, ambas feitas com sobras de toalhas de praia dos produtos que costura para outras coleções.

Todos os anos surge um novo artigo na SÊIN fashion, respeitando assim o tempo da moda, que neste projeto não funciona por estações, “mas sim com coleções que ficam sempre disponíveis” e da qual fazem parte atualmente t-shirts e vestidos para usar no verão e hoodies para dias frios ou já a pensar no inverno.  

Os preços das peças variam entre os €65 e os €450 e estão disponíveis no site

Evasão

Agenda Versa: um fim de semana com São João, exposições e petiscos

Se ainda não tens planos para o fim de semana, vê as nossas sugestões.

Coolhunting