Curious Cotton diVERSA| Fotografia: D.R.
Coolhunting

Na portuguesa Curious Cotton, o slow é living e fashion 

A Curious Cotton não é apenas uma marca de roupa. Através das peças convida-nos a praticar o autocuidado. Como? Fomos saber.

Tudo começou com dois tipos de peças, sweatshirts e t-shirts, e em breve chegará mais uma à Curious Cotton. Mas não é a roupa a base deste projeto fundado por Vanessa Esteves, assistente social, e Mário Rodrigues, psicólogo e professor de mindfulness. É sim a saúde mental.

Foi através das experiências profissionais que o casal percebeu que a sociedade do mundo atual sente dificuldade em abrandar e de praticar o autocuidado. Por isso, decidiram criar como que um lembrete. “Se há coisa que vemos diariamente e com as quais interagimos são as peças de roupa. Por isso, partimos da ideia de vestir o autocuidado como uma forma de o promover. Não é apenas roupa, tem uma intenção”, explicam à Versa.  

É com esta missão que em fevereiro de 2023 surge a Curious Cotton, que em cada peça de roupa minimalista adiciona uma frase que nos convida a uma breve reflexão, como “Take a deep breath. How does it feel?” ou “What are you grateful for?”.

Mas a “experiência” de vestir uma peça desta marca portuguesa não fica por aqui.  

"Algumas peças contém um QR Code que direciona para vários exercícios ou questões de reflexão e que têm como propósito uma gestão emocional mais saudável e consciente. Este último conteúdo é apresentado aleatoriamente e permite que sempre que se faça scan, surja um exercício ou questão diferentes”, explicam Vanessa e Mário.  

Se olhar para dentro de nós é fundamental, perceber o que nos rodeia também e é aí que entra a expressão “Curious” que dá nome à marca. Porque a "curiosidade é uma qualidade inerente a todos nós e que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental e bem-estar", além de que é através dela que criamos “melhores condições para nos adaptarmos às mudanças e adversidades da vida".

Quanto ao Cotton (algodão em português) tem, obviamente, que ver com o tecido das roupas, neste caso o algodão orgânico que explica outro princípio da marca portuguesa.  

Na Curious Cotton, o que significa slow?

Abrandar é umas das palavras da atualidade, quer associada ao slow living, filosofia de vida que surge da necessidade de parar para o bem da saúde mental, quer ao mundo da moda, no qual o slow fashion está cada vez mais presente de modo a evitar que se continue a produzir a ritmos alucinantes. E a Curious Cotton está em ambas as frentes.  

Além das já faladas questões de autocuidado, a marca zela também pela sustentabilidade ambiental. Toda a produção têxtil é local e entre uma lista de práticas que tornam cada peça de consumo mais consciente, há pelo menos três a destacar.  

- O tecido das peças não é tingido. “O não tingimento do tecido poupa água e químicos em grande quantidade. Normalmente, a maior parte do consumo energético advém do processo de tingimento”; 

- Zero plástico e descarte mais sustentável. “As nossas embalagens são o mais pequenas possível, são recicladas e recicláveis. Utilizamos fita cola de papel com borracha natural”; 

- Peças que duram. “Para que as nossas peças durem mais tempo, colocámos um guia de cuidados na descrição de cada produto na loja online”.  

Para nós ou para quem nos rodeia, uma peça da Curious Cotton pode suscitar uma reflexão e foi a pensar nisso que a marca criou também um serviço de personalização para diversos setores de atividade, como a restauração, no qual as peças podem conter exercícios/questões de minful eating.

Tal como a marca portuguesa, convidamos-te a parar uns minutos para ver os modelos atualmente disponíveis no site, que vão dos €29 aos €25.  

Coolhunting

Para um casamento ou para um arraial, segue a moda e usa um único vestido

Tens um casamento e não sabes o que usar? Ou só te apetece vestir bem no próximo arraial? Este vestido da Zara serve para ambas as ocasiões só podia estar na moda.

Coolhunting