Street style em Dusseldorf | Fotografia: Jeremy Moeller/Getty Images
Coolhunting

Provavelmente, andas a escolher mal as roupas nos dias de calor

Sempre que faz calor, vestes roupas claras para te sentires mais fresco? Podes estar a fazer a escolha errada. A ciência explica.

Ao contrário do que se pensa e do mito que se criou, em dias de calor o branco pode não ser necessariamente a melhor opção. Parece estranho, nós sabemos, mas de acordo com a ciência as roupas pretas e largas são as mais indicadas.

Um estudo publicado na revista científica Nature nos anos 80, que analisou as roupas utilizadas por beduínos e a forma como elas influenciavam a sua temperatura corporal, já contestava a ideia de que as roupas escuras provocam mais calor.

Ou seja, para um resultado fidedigno foi necessário conjugar três fatores importantes: a cor do tecido,  a absorção da luz do sol e a emissão de energia térmica corporal. No caso do tecido branco, verificou-se que o calor emitido pelo corpo rebatia na cor e não conseguia sair, enquanto que o tecido preto absorvia esse calor.

Em caso de vento, o efeito era ainda mais evidente porque o tecido preto levava o calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria), fazia uma transferência da temperatura e deixava o corpo mais fresco. Mas, para isso acontecer, além da cor preta, as roupas deveriam ser largas, para que a convecção fosse eficiente.

É por isso que as roupas dos beduínos são pretas e bem largas, a melhor combinação possível para o calor. Se a roupa for justa, este efeito não funciona e a sensação de calor pode ser realmente maior. Portanto, quando não há vento e a roupa é justa, é preferível optar por roupas mais claras.

Já em 2014 foi publicado outro estudo onde se investigou o comportamento da transferência de calor e massa do vestuário em clima quente e seco e o efeito da cor do tecido no conforto e proteção e, de novo, percebeu-se que as roupas escuras são mais confortáveis em clima quente do que as roupas claras.

Por isso, e aproveitando estas explicações científicas, reunimos numa galeria peças pretas e largas para enfrentares os dias mais quentes de primavera e preparares já os de verão.

Coolhunting

Os Adidas eleitos pelas celebridades esgotaram, menos em Portugal

Jennifer Lawrence, Kendall Jenner, Kaia Gerber ou Zoë Kravitz não dispensam estes Adidas que já se tornaram os ténis do momento.

Coolhunting