Sapatos Mary Jane | Fotografia: Streetstyleshooters/Getty Images
Coolhunting

Dos reis para as influencers, os Mary Jane são um verdadeiro fenómeno

Mary Jane é o nome de uma personagem de banda desenhada e também de um modelo de sapatos bem famoso. Conhece o fenómeno que permanece até hoje.

É curioso como uns simples sapatos são um fenómeno tal, ao ponto de o Google responder a pelo menos 15 perguntas sobre o modelo Mary Jane: por que é que tem este nome? Por que é que os rapazes usavam estes sapatos? É correto usar meias com uns Mary Jane? 

Se continuam a existir dúvidas e curiosidade sobre este modelo – caracterizado pela fivela sobre o peito do pé, o bico arredondado e o calcanhar fechado –, há outro dado certo: as últimas semanas de moda mostraram que estão de volta, de acordo com a Fashion Magazine, e em todos os formatos possíveis: plataforma, salto alto, rasos, floridos, coloridos ou em croché.  

Porquê Mary Jane? 

Os Mary Jane já foram usados por reis ingleses e também por rapazes com os seus uniformes escolares ou trajes de igreja, de acordo com a Vice. Só em 1900 é que o modelo torna-se mais popular e associado ao universo feminino, com a história de banda desenhada de Richard Outcault, Buster Brown, em que duas das personagens – Mary Jane e Buster Brown – usavam estes sapatos.  

A partir do momento em que os Mary Jane entram na cultura pop, nunca mais saíram de moda, fazendo sucesso nos anos 60, 70 e 80 entre grandes nomes, como Twiggy e Dusty Springfield. Já nos anos 90, marcaram desde o estilo punk ao gótico, e agora, em 2023, regressam para fazer parte de looks clássicos e vintage. 

Como usar uns Mary Jane?  

Com meias com apliques, com collants coloridos ou rendados ou até sem nada, como mostra Sarah Jessica Parker com os sapatos da sua própria marca. 

 

No fundo, não há limites na forma de usar uns Mary Jane. Há quem os recorde dos anos 60 e queira replicar o estilo vintage, quem tenha como referência os sapatos da Barbie e adapte os Mary Jane à tendência Barbiecore e ainda quem olhe para as influencers da atualidade para ver como usar com estilo.  

 

 

Quanto a onde comprar... bem, é só espreitar a galeria com as sugestões que a Versa selecionou.

Coolhunting

O look casual e elegante de Lily James está na Mango

Desta vez não foram os conjuntos Versace de Lily James que nos chamaram à atenção.

Coolhunting