Sidney Swartz, fundador da Timberland
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As botas da Timberland que todos conhecem fazem 50 anos

O primeiro modelo foi lançado em 1973 e desde então tornou-se um ícone para vários públicos.

Pode não parecer devido à sua aparência intemporal, mas as icónicas botas da Timberland, conhecidas como Original Boots, foram lançadas há 50 anos. 

Há que recuar a 1973, quando a empresa sediada em Boston, Abington Shoe, revolucionou a indústria do calçado ao aliar a tecnologia modular ao silicone leather para criar as verdadeiras work boots impermeáveis. A ideia foi criada pelo imigrante russo e sapateiro veterano Nathan Swartz, que tinha adquirido a Abington Shoe Company em 1955, e pelo seu filho Sidney.

A bota amarela, como pode ser facilmente identificada, foi revolucionária para a época. E apesar de ser fabricada com couro, tinha um alto nível de resistência à água. Tratando-se de um calçado pensado para trabalhadores, depressa chegou a outros públicos.

Em Milão, onde, no final dos anos 80, os Paninaros trocaram a alfaiataria rígida dos pais por um visual americano descontraído, até ao Reino Unido, onde as botas se destacaram entre os ravers dos anos 90 como uma referência de calçado cool e apropriado para campos, quintas e armazéns. Mais tarde, novas leis levariam o cenário de rave para dentro dos clubes noturnos, mas as botas continuaram a ser uma referência para esta cultura. No início dos anos 90, no distrito de Harajuku, em Tóquio, que se tinha tornado sinónimo de criatividade e inovação no mundo da moda, a Timberland afirmou-se como uma representação da liberdade de expressão, individualidade e uma mistura de estilo ocidental e japonês.

Ao longo do tempo, a Bota Original Timberland inspirou inúmeras evoluções e inovações. Em 1978, a família Swartz teve a visão de juntar a sola exterior da bota amarela à parte superior de um boat shoe, confecionada através de premium leather cosida à mão. Isto não só marcou o início da categoria de calçado "rugged casual", como também manteve as fábricas ocupadas durante a estação da primavera.

Mais recentemente,  em 2018 assistiu-se à introdução do CONSTRUCT:10061, que, em parceria com a ConceptKicks, reuniu uma equipa de inovadores e criadores para repensar cada passo do processo de fabrico de botas, tendo em vista o futuro. Cada ano traz um novo tema, com 2022 focado na sustentabilidade e levando a um projeto de inovação de design virtual que ocorre inteiramente no Fortnite.

Em 2021, a marca estreou a inovação de conforto GreenStride, com entressolas feitas de 75% de materiais de base biológica, proporcionando um toque progressivo a diferentes designs inspirados no ícone. A culminar a evolução, como parte do 50.º aniversário, a coleção Timberland x Edison Chen Future73 trouxe, pela primeira vez, a abordagem de design circular Timberloop, líder da indústria para as botas de 6 polegadas.

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