Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Temos a solução para os erros de decoração mais frequentes

Todos nós cometemos erros de decoração, sobretudo porque não somos profissionais da área. É perfeitamente normal, mas o importante é percebê-los e corrigi-los.

Aqui reunimos oito erros muito comuns e damos algumas soluções:

1.    Pouca arrumação para muitas coisas

Antes de mais, verifica se precisas mesmo de tudo o que tens guardado. Às vezes o problema está no que arrumamos e não no espaço que temos. Depois podes pensar em reorganizar o interior dos armários para aproveitá-los melhor. Também é possível, sem trabalho, brincar com os armários modulares para incorporar mais alguns em vários pontos da casa. Peças com profundidade reduzida em áreas de passagem, costumam ser um bom recurso.

2.    Chão demasiado escuro ou demasiado claro

No caso de um piso muito claro, pinta as paredes num tom quente e incorpora muita madeira nos móveis para marcar o contraste e aquecer o ambiente. Se o chão for escuro, brinca com tapetes e tons claros e suaves nas paredes.

3.    Pouca luz

Liberta as paredes e usa cortinas brancas. Deixa a luz passar. Analisa se há elementos próximos das janelas, além das cortinas, que atrapalham a circulação da luz, como um móvel alto ou um sofá que tapa parte da janela. A solução é mudá-los de sítio.

4.    Sofá muito grande

Tens de escolher um sofá adequado para o espaço e para isso é preciso medir. Marca o chão do espaço com fita crepe para veres até onde vai o sofá que queres antes de o comprares. Mas atenção: deves ter em conta o comprimento, a profundidade e, muito importante, a altura do sofá. Os sofás de encosto alto costumam ser muito volumosos.

5.    Pilar no meio da sala ou na parede

Não o podes remover porque faz parte da casa? Torna-o teu aliado. Se estiver no meio da sala, integra-o com um móvel ou prrateleiras. Se está numa parede, e é exatamente aquela que presta para colocares o sofá ou a cama por ser mais comprida, então opta por soluções feitas à medida.

6.    Móveis a mais

Tal como no sofá, deves medir o espaço antes de comprares os móveis. Começa pelas peças mais volumosas (sofá, mesa de jantar ou móvel de tv) e depois acrescenta outros auxiliares dependendo de como vão com o ambiente. No caso de salas pequenas, é sempre bom compensar o tamanho do sofá com um móvel leve para audiovisuais.

7.    Iluminação  errada

A luz fria é facilmente consertada: basta comprar novas lâmpadas quentes (entre 2700 e 3000k). Se sentes que tens pouca iluminação, podes precisar de lâmpadas mais potentes ou mais pontos de luz. Adicionar pontos é fácil sem obras, calhas ou cabos à vista graças às lâmpadas recarregáveis.

8.    Espaço demasiado branco

Por medo ou desconhecimento, às vezes abusamos da cor branca para decorar. Se usaste demasiado branco, incorpora texturas e outros materiais, como a madeira que é muito quente. Usa cor também em elementos decorativos.

Coolhunting

A H&M tem um novo casaco felpudo para crianças e está em saldos

Este casaco quentinho para as mais pequeninas é uma Escolha Versa para os saldos de inverno.

Design e Artes