Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Este artefacto pode ser a garrafa mais antiga da China

O recipiente terá mais de 7000 anos e pouco mais de 10 centímetros de comprimento.

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma garrafa com mais de 7000 anos em Xinzheng, na província de Henan, na China.

De acordo com o site El Cronista, a garrafa “tem uma forma pouco comum, com um abertura pequena e um fundo pontiagudo, o que é uma característica da cultura Yangshao”.

O recipiente descoberto podia ter diversas funções, como servir para recolher água, fermentar bebidas ou depositar oferendas. 

O artefacto descoberto tem mais de dez centímetros e, segundo Li Yongqiang, investigador do Instituto e Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, citado pela agência estatal Xinhua, seria usado para fazer fermentações, uma vez que os habitantes de Peeligang já tinham conhecimentos de como usar leveduras e de como produzir vinho. 

A par desta descoberta, os arqueólogos descobriram um grande número de artefactos de pedra do Paleolítico tardio, fragmentos de cascas de ovos de avestruz, pedaços de minério de ferro vermelho e outros artigos no sítio de Peiligang.

Esta descoberta fornece novo material para o estudo de tópicos importantes, como a paisagem social do Paleolítico tardio na região das Planícies Centrais e a transição do Paleolítico para o Neolítico.

O sítio de Peiligang, que remonta a cerca de 7600 a 8000 anos, é conhecido como um dos locais de nascimento da civilização agrícola chinesa.

Coolhunting

Pergunta para um milhão: o que faz uma carteira valer tanto?

Há carteiras milionárias e que chegam até a atingir o record no Guinness. Mas como é que o luxo se torna tão caro? Eis a questão que fomos analisar.

Design e Artes