Gostávamos de ter um milhão para te dar caso acertes nesta pergunta: o que é que faz uma carteira valer milhões? Mas há duas coisas a ter em conta: são tantos os pormenores que seria difícil venceres o desafio; e se os tivéssemos iam direitinhos para a nova carteira da Louis Vuitton, a Millionaire Speedy.
Foi apresentada por Pharrell Williams na Semana da Moda de Paris, mas só vai estar à venda a partir de 4 de janeiro, data que, na verdade, só interessa aos clientes VIP e a pessoas próximas do diretor criativo da marca e têm 1 milhão de dólares (cerca de 940 mil euros) para dar pela recriação do modelo Speedy.
A Millionaire Speedy está entre as carteiras de luxo mais caras dos últimos tempos, juntando-se a tantas outras que pelos materiais usados e não só, se tornam exclusivas. É o caso da famosa Hermès Birkin Bag, com lista de espera que pode chegar a alguns anos e que vemos nos clientes habituais da marca, como é o caso de Georgina Rodriguez ou Kim Kardashian.
À lista de carteiras milionárias juntam-se ainda modelos como a Chanel Diamond Forever ou a Cleopatra clutch by Lana Marks.
O que faz então uma carteira valer milhões ou milhares de euros? Analisemos algumas.
Millionaire Speedy
1 milhão de dólares (cerca de 940 mil euros)
O nome Millionaire Speedy diz tudo: uma carteira que vale milhões. E uma da razões é a exclusividade.
A carteira é feita à mão com o couro mais luxuoso que existe, de crocodilo, não sendo fácil de garantir que não tem defeitos no momento de produzir a mala, nem de tingir em várias cores – e Pharrell conseguiu-o em amarelo, vermelho, azul, verde e castanho.
Ao trabalho manual e rigorosa verificação da qualidade dos materiais junta-se o pingente de diamantes e detalhes em ouro amarelo com a sigla “LV”, as fivelas e as correntes chunky Cuban.
Hermès Himalaya Birkin
450 mil dólares (cerca de 406 mil euros)
A Hermès é das marcas que tem um maior número de carteiras com os preços mais elevados. É o caso da Hermès Himalaya Birkin, já usada por Georgina Rodriguez, Kim Kardashian e Jennifer Lopez, e luxo não falta.
Detalhes em ouro branco e diamantes, entre nove a dez quilates de pedras preciosas e pele de crocodilo do Nilo submetida a um rigoroso processo de tingimento para aclarar o tom original de modo a assemelhar-se ao branco da neve que cobre as montanhas dos Himalaias.
Cleopatra de Lana Marks
400 mil dólares (cerca de 361 mil euros)
Ao contrário das anteriores, não é por ser de pequenas dimensões que uma carteira não pode valer milhões. Todos os anos é feita uma nova Cleopatra Clutch com uma cor e design diferente, tendo alguns modelos exclusivos passado pela passadeira vermelha nas mãos de celebridades como Charlize Theron e Angelina Jolie.
A atriz Li Bingbing também faz parte da lista de celebridades, destacando-se por ter usado a mais cara carteira Cleopatra de Lana Marks, com 40 quilates de diamantes negros, 18 quilates de ouro e o nome de Li Bingbing inscrito na carteira com diamantes rosa.
Chanel Diamond Forever
261 mil dólares (cerca de 235,73 mil euros)
Não é das mais caras, mas faz parte da lista e não faltam razões para isso. A Chanel Diamond Forever foi desenhada em 2008 por Karl Lagerfeld, que decidiu colocar o icónico logotipo da Chanel em destaque, com 334 diamantes, sobre, mais um vez, uma rara e exótica pele de crocodilo.
Como se não bastasse, à corrente brilhante também foi adicionada uma boa dose de luxo através do ouro branco.
Mouawad 1001 Nights Diamond
3,8 milhões de dólares (cerca de 3,4 milhões de euros)
Encerramos com chave de diamante, que é como quem diz, a mais cara carteira, digna de constar no Guinness Book of World Records desde 2011. Falamos da Mouawad 1001 Nights Diamond, criada pelo conceituado joalheiro libanês Robert Mouawad, carteira em forma de coração que tem mais de 4 mil diamantes que perfazem 381,92 quilates.
Neste trabalho de pormenor que por si só valoriza a carteira, estão envolvidas oito horas de trabalho feito pelas mãos de dez artesãos.