Ferragamo | Fotografia: Jacopo Raule/Getty Images
Coolhunting

No ombro ou na mão, estas são as carteiras tendência em 2024

De olho nas tendências de moda de 2024? Então tens de espreitar as carteiras que se vão usar, do formato balde ao modelo maxi.

Durante todo o ano falámos das carteiras da Hermès de Georgina Rodriguez e de tantos outros modelos que marcaram 2023, como a nova GO-14 da Louis Vuitton, as Puzzle Fold Tote da Loewe ou da reinvenção da clássica Lady D para um modelo adaptado à atualidade.

Durante 365 dias carregámos ao ombro, na mão ou às costas as carteiras da moda, mas aproximando-se 2024 é tempo de fazer um levantamento dos modelos que andaram nos desfiles das Semanas da Moda de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris e preparar o guarda-roupa para os próximos 12 meses.  

Há acima de tudo praticidade, mas sem nunca esquecer a estética que dá o toque final aos looks do dia a dia. Ora toma nota.

Dá as boas-vindas à cor 

Fendi

Seja qual for a forma, em 2024 escolhe carteiras com cor: azuis fortes, amarelo, rosa ou a cor tendência do ano segundo a Pantone. No fundo, é só seguir o que foi apresentado por marcas como a Gucci, Fendi e Victoria Beckham.  

Estilo balde 

Chloé

Se parece um balde, então é a carteira que tens de usar em 2024. As bucket bags já tinham sido apontadas como tendência neste outono, mas parece que é no próximo ano que vão ganhar ainda mais força, pelo menos de acordo com Alexander Mcqueen e Chloé. 

Animal effect 

Jil Sander

Um completo safari vai dominar as carteiras em 2024, seja através dos padrões ou de texturas que se assemelhem à pele de crocodilo, leopardo, cobra ou zebra. No que toca aos desfiles das Semanas da Moda, vimo-lo a acontecer nas coleções de Alexander Mcqueen, Jil Sander e Michael Kors, mas depressa chegará a outras marcas com opções para todas as carteiras.

Formas esculturais  

Prada

Esquece os modelos tradicionais e com cortes retos. No próximo ano, uma das apostas serão as marcas com designs esculturais, como é o caso da Kelly Dolls Quelle Idole da Hermès, com cortes que fazem lembrar um boneco pixalizado, ou da Prada que colocou numa carteira uma figura mitológica esculpida à mão, inspirada num design de 1913 de Mario Prada, avô de Miuccia Prada.  

Cargo  

Fendi

Cargo sem ser em calças? Também existe e as carteiras apresentadas pela Fendi, Miu Miu e pela Givenchy são um bom exemplo disso. Para as identificares, só tens de procurar múltiplos bolsos no exterior e tirar proveito daquela que é das modas mais práticas do próximo ano.

Debaixo do braço 

Ferragamo

Alguma vez perdeste a tua carteira? Ora aqui está uma moda que não só previne que isso se repita, como dá destaque a este acessório que, manda a regra de 2024, deve andar sempre debaixo do braço ou na mão. Alguns exemplos deste tipo de carteiras sem alça? Ferragamo, Victoria Beckham e The Attico.  

Quanto maior, melhor 

Bottega Veneta

O formato maxi já foi moda na primavera de 2023 e parece que, talvez por permitir colocar de tudo lá dentro, o desejo é que não desapareça. A presença das malas grandes está assim confirmada para 2024 e quanto maior, melhor – que o diga a Bottega Veneta ou Christian Dior.  

Evasão

Para entrares neste bar tens de abrir a máquina de lavar a roupa

Leste bem. A porta de uma máquina de lavar a roupa é a única forma de acederes a um bar localizado em Paris. E, para mais surpresas, tens de ver o menu.

Coolhunting