Decorar a mesa de Páscoa | Fotografia: Pexels
Design e Artes

Cinco dicas para decorar a mesa de Páscoa a rigor

Quer prefiras um registo sóbrio ou uma decoração mais colorida, temos cinco dicas para a tua mesa do almoço de Páscoa com os respetivos artigos necessários.

O empratamento do cabrito ou do borrego pode estar fenomenal, mas só fica a ganhar quando servido numa mesa de Páscoa com decoração à altura.  

Enquanto no Natal enchemos as mesas de vermelho e de brilho, na Páscoa deve-se dar lugar aos tons pastel, entre os rosas e os amarelos, mas também poderá haver apontamentos dourados. A Versa deixa-te assim cinco dicas para uma mesa a rigor.  

1. Aposta nas figuras mais célebres da Páscoa 

Em cada altura festiva do ano há uma figura que marca a respetiva celebração. No Natal, pode ser o Pai Natal, no Dia de São Patrício, na Irlanda, é um duende verde, e, na Páscoa, os coelhos, pintainhos e galinhas podem fazer parte da decoração festiva. Enquanto a loja Casa tem um coelho, a loja Bailarico, em Benfica, tem um pintainho que suporta um ovo e a Mogando tem uma galinha.  

2. Convidar as crianças a participar na decoração de mesa 

A Páscoa é uma celebração religioso e é também sinónimo de ovos da Páscoa, que podem ou não ser de chocolate. Na Flying Tiger encontras pura diversão para as crianças, que são convidadas a pintar um ovo da Páscoa para decorar a mesa. Um item que certamente tornará a mesa mais alegre.

3. Adaptar a temática aos guardanapos  

Por uma questão de sustentabilidade, é sempre preferível apostar em guardanapos de tecido, e, na altura da Páscoa, podemos dar-lhes uma nova vida. E, se em vez de enrolá-los de forma simples, ganhassem a forma de orelhas de coelhos? Só é preciso enrolar o tecido, criar um arco para dar forma à orelha de coelho e usar um cordel ou fita para apertar um ovo dentro desse arco. Deixamos um exemplo prático.  

 

4. Do dourado aos tons pastel 

Na Páscoa reinam dois tipos de decoração: sofisticada ou delicada. Para qualquer uma das duas só é preciso apostar nos tons certos. No caso da primeira, os dourados devem ser protagonistas. Podem fazer parte da decoração, numa vela, por exemplo, ou até no próprio serviço de mesa, como os talheres dourados e os copos e pratos com rebordo em dourado da Zara Home, que melhora quando assenta sobre um elegante caminho de mesa. 

Já para a decoração delicada, nada como o serviço da Le Creuset, com uma paleta moderna de pastéis suaves, que vão dos pratos às bem conhecidas caçarolas de ferro fundido.  

5. Florir a mesa 

A vantagem de a Páscoa se celebrar na primavera é que podemos e devemos abusar do que mais caracteriza a época: as flores. São uma forma de decorar o centro de mesa, recheando-a com cores vivas dos jacintos da Ikea, que ficam ainda melhor na companhia de um serviço, também ele florido, por exemplo, da Bordallo Pinheiro.  

 

Coolhunting

Como ter o look de primavera de Pedro Pascal a partir de €7,99

O charme e estilo de Pedro Pascal ninguém lhe tira. O que é possível é roubar-lhe a ideia de look de primavera, com peças da Zara à C&A.

Design e Artes