Messi vestiu o bisht para receber a Taça do Mundial - Fotografia Getty
Design e Artes

Como uma túnica ofusca o momento mais esperado pelos argentinos

A imagem de Messi a vestir o bisht e a levantar a Taça do Mundo já entrou para a história. De onde veio esta túnica?

Quando recebeu a Taça no encerramento do Mundial de Futebol, Messi cumpriu uma tradição do Catar. Com a ajuda do próprio Emir, Tamin bin Hamad Al Thani, o capitão argentino vestiu o bisht, uma túnica associada à realeza no mundo árabe, que só pode ser usada por homens e apenas em ocasiões muito especiais. É feito de pelo de camelo e lã de cabra, bordado com cinco fios de ouro criados à mão por cinco artesãos.

A final do campeonato do Mundo coincidiu com o feriado nacional do Catar, que se celebra a 18 de dezembro e que comemora a data da fundação daquele Estado em 1878. E este manto, bem como toda a homenagem prestada, foi a forma de o Catar reconhecer Messi como um dos reis do futebol mundial.

Mas como quase todo o campeonato, este ato na final não podia deixar de ser polémico. Isto porque o momento pelo qual todos os argentinos esperavam desde 1986, bem como a imagem que ficará para a historia, terá sempre uma túnica preta no centro.

Além disso, trata-se de uma peça que as mulheres não podem usar (o que já por si nos causa uma grande urticária), e tapa o listado albiceleste da mítica camisola 10 de Messi, assim como o logótipo da federação argentina de futebol (AFA) e do principal patrocinador da equipa, a Adidas.

Há quem veja neste gesto mais uma submissão da FIFA às vontades de Doha, outros veem como o cumprir de uma tradição do país anfitrião. Nós dizemos que ofuscou o momento dos argentinos.

E Messi também o sentiu, porque, assim que lhe foi permitido, tirou de imediato a túnica para se mostrar ao mundo com as cores que verdadeiramente quer homenagear.

Gourmet

Cinco sugestões para jantar fora na passagem de ano em Lisboa

Se ainda não tens planos para o último dia do ano, estes restaurantes criaram menus especiais de passagem de ano. E alguns têm festa noite dentro.

Design e Artes