Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Cinco curiosidades sobre o Natal que tens de conhecer

Redação

Com a época festiva mesma à porta, vale a pena recordar algumas das origens das tradições que vivemos em família.

Celebrado pela Igreja desde o ano de 375, aproximadamente, o Natal chega a quase todas as partes do mundo, até mesmo às regiões em que o Cristianismo não é dominante.  Ainda que cada país tenha as suas tradições, há certas celebrações que são comuns. Mas quais são as suas origens? A revista Hola foi à procura de algumas respostas e damos-te a conhecer algumas curiosidades natalícias e, por consequência, históricas.

Qual o local onde Maria deu à luz Jesus?

No exacto local onde foi mandada erigir pelo Imperador Constantino a Basílica da Natividade, em Belém. O local encontra-se por baixo da igreja e está assinalado com uma estrela de prata.

Onde repousam os restos mortais dos Reis Magos?

Por estranho que possa parecer, na cidade alemã de Colónia. Em concreto, na catedral da cidade, uma das maiores igrejas do mundo. É lá que, desde o século XII, repousam as urnas de Gaspar, Baltasar e Melchior, depois de terem sido trasladadas de Milão.

De onde é originário o Pai Natal?

De Petara, no que é atualmente território turco. O nascimento de Nicolás terá ocorrido no século III d.C, tendo-se depois tornado monge. Ficou conhecido pela generosidade com os mais desfavorecidos, abrindo caminho para a personagem natalícia que hoje é conhecida como Pai Natal.

Onde se plantou a primeira árvore de Natal?

A Estónia e a Letónia têm uma contenda em relação a este facto histórico. Há quem diga que foi em 1441, em Tallin, capital da Estónia, na praça principal, onde foi organizado um baile. Na tradição da Letónia, foram os comerciantes de Riga que em 1510 plantaram uma grande árvore no centro de uma praça e que a decoraram com flores.

Em que lugar surgiu a tradição de usar bolas de Natal para decorar a árvore?

Em Lauscha, uma cidade alemã na região da Turíngia. Reza a lenda que terá sido um vidreiro local que, em 1847, na ausência de frutos utilizados para decorar a árvore à altura, teve a ideia de fazer os seus próprios ornamentos, que hoje são pendurados nas árvores de Natal modernas. 
 

Coolhunting

Polémica, lá vamos nós: tudo contra Victoria Beckham e a sua carteira

O Instagram nunca está distraído, principalmente na hora de apontar o dedo. Que o diga Victoria Beckham.

Design e Artes