Casa | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Missão rentrée: 5 dicas para voltar à rotina com a casa organizada

Mesmo que ainda estejas de férias, é tempo de pensar no depois. E para entrar na rentrée com a casa organizada há cinco dicas bem fáceis para pôr em prática.

Parece impossível, mas há formas de ter a casa sempre organizada e essa é a missão que te propomos para a rentrée

Para que o regresso à rotina seja feito no melhor ambiente possível, basta seguir as dicas que Susete Lourenço, especialista em consultoria de organização de espaços e autora do livro Casa Organizada, Casa Feliz, deu à La Redoute.

O livro da autora terá uma lista bem maior de dicas, mas a Versa revela-te as cinco principais para ter a casa sempre organizada e apta para as rotinas de trabalho, escola e, claro, convívios. 

1. Apenas o necessário  

“Um dos segredos para manter a casa organizada é possuir apenas o necessário. Começa por desfazer-te de itens que já não usas e simplifica a decoração. Isso ajuda a reduzir a desorganização. Usa caixas organizadoras para armazenar itens como roupas de cama e banho, roupas fora da estação, brinquedos, entre outros itens. Isso ajuda a manter o ambiente mais organizado e a economizar espaço.” 

2. Organiza o guarda-roupa 

“Não descures a arrumação do guarda-roupa. Organiza por cor e tipo de roupa, para cada estação e doa o que não usas mais. Isso pode economizar tempo e stress para te vestires de manhã. É importante ter um bom armário para apoiar nesta organização.” 

3. Um hall de entrada cuidado 

“O hall de entrada é o espelho da casa e deve acolher todos os habitantes e visitantes de forma prática e organizada. Deve ser bem iluminado, para trazer alegria e aumentar a sensação de espaço e, sendo uma área de transição entre o mundo exterior e interior, deve responder às necessidades do dia a dia. Um apoio para deixar os casacos da rua é importante. Em função do espaço e da decoração do seu hall de entrada, podes escolher opções para diferentes estilos: cabide de pé, com um design ultra simples em bétula; cabide funcional com cinco bolas para fixar na parede em bétula natural; ou vestiário de parede 'tudo em um', com espelho e banco-sapateira.” 

4. Otimizar o espaço com móveis 

"O que é um móvel inteligente? É uma peça pensada e criada tendo em conta as necessidades do ambiente, tornando-o mais funcional e organizado. Os móveis multiusos otimizam mais o espaço e são comumente apelidados de dois em um. 

Por exemplo, na área do quarto, escolhe uma cama suspensa, que liberta a área do chão e cumpre a sua função de cama, tornando o ambiente mais amplo e funcional. Podes optar por uma cama com arrumação e estrado elevatório, que tem um design contemporâneo e otimiza o espaço, permitindo aumentar a área de arrumação e o acesso sempre que necessitares de algum item. Uma peça elegante, acolhedora e que ocupa pouco espaço. 

Na sala, investe num sofá-cama para otimizar a área de convivência e acomodar visitas e aposta em móveis personalizados, que aproveitam cada centímetro disponível, deixando o ambiente ainda mais confortável e prático.” 

5. Promover autonomia no regresso às aulas 

“O quarto não serve só para dormir. Na grande maioria das vezes, é um espaço de brincadeira, mas também de estudo e concentração para os T.P.C. A cama é o elemento mais predominante num quarto, podendo apostar-se numa cama de criança com toques escandinavos, com uma cabeceira de cama e cores envolventes. É simples e acaba por ser adequada para todas as idades. Já a secretária, pode ser com linhas simples e com um estilo vintage e o armário ser em forma de casa e muito decorativo, composto por prateleiras e um varão - capaz de aliar design e praticidade no dia a dia.” 

Design e Artes

Afinal, uma casa pequena pode ser melhor do que um T4

O preço, normalmente mais baixo, não tem de ser a única razão que nos leva a escolher uma casa pequena. E se a preferires por aquilo que é?

Design e Artes