A coleção “Plan de París” celebra as ruas da capital francesa, desde o faubourg-Saint-Honoré, onde Christian Dior encontrou o seu amuleto da sorte, até ao número 30 da Avenue Montaigne, a morada icónica da Dior que faz brilhar a excelência do savoir-faire. Inspirado nos padrões de um lenço de seda dos anos 50, o estampado Plan de Paris floresce em vestidos, trench-coats e na Lady Dior em pele, criando uma cartografia encantadora. E a melhor notícia, é que serão as novidades que se preparam para chegar ao nosso país já em dezembro, altura em que será inaugurada a loja própria da marca de luxo em Portugal.
Apresentado pela primeira vez durante o desfile de prêt-à-porter primavera/verão 2023 pela diretora criativa da Casa Maria Grazia Chiuri, este “mapa” de Paris volta agora a adornar algumas das criações desta estação, como os sapatos J'Adior e as Dway. Como uma espécie de convite para um passeio, este motivo, tingido de tons gráficos de bege e cinza, também ganha vida na Lady Dior e na Dior Book Tote, já a Irresistível Lady D-Lite é reinventada numa versão adornada com bordados delicados que revelam os monumentos parisienses emblemáticos.
“O próprio ar de Paris é verdadeiramente o ar de couture”, escreveu Christian Dior nas suas memórias. Desde os seus primeiros anos na Paris dos artistas, até à inauguração da sua Maison no número 30 da Avenue Montaigne, o couturier fundador sempre teve um fascínio pela Cidade das Luzes.
A coleção outono/inverno 2024 é apresentada numa série de fotografias assinadas por Brigitte Niedermair e têm como cenário a imponente Torre Eiffel. Numa interação delicada entre referências e fusões de formas, a malha metálica do emblemático monumento parece comunicar com as linhas arquitetónicas da cannage, o que enaltece a carteira icónica, exibida em diferentes variações nas várias imagens. Por vezes envernizado, decorado com tachas preciosas ou disponível numa versão mini, este acessório intemporal completa, com os seus grafismos elegantes e irresistíveis, os looks da coleção Dior, delineando os contornos de um novo guarda-roupa parisiense.
Reinterpretado num fato de calças, o casaco Bar reflete uma (re)leitura contemporânea, tal como as saias e os casacos com formas “corolla”, emprestadas pelo revolucionário New Look. Toda uma ode à essência do estilo Dior, eternamente ligado à capital parisiense, e também muito em breve em Lisboa.
Vê algumas das novidades na galeria de imagens.