Burgau | Fotografia: Instagram @portugal.discoveries
Evasão

Vês Santorini? Olha bem: é uma aldeia com praia em Portugal

Há uma aldeia portuguesa que, à primeira vista, não parece Portugal. Não é que em poucas horas estás num cenário semelhante ao de Santorini?

Portugal tem recantos que muitas vezes nem imaginamos. Ora uma aldeia transformada num turismo rural, ora uma vila que já foi considerada das melhores do mundo, ora um destino paradisíaco que, por enquanto, está fora do radar dos turistas. 

À lista junta-se mais um lugar em Portugal que, bem, mais parece não ser. É a aldeia de Burgau, no concelho de Vila do Bispo, e aqueles que já a descobriram apelidaram-na como a Santorini portuguesa. Contudo, não podia estar mais longe do que é a ilha grega, a começar pelo nome. 

Burgau tem influência do "molusco gastrópode marinho, um caracol do mar também conhecido como 'caramujo' ou 'burrié', abundante nas rochas", em específico da Praia do Burgau, conforme explica a autarquia.

O nome e a distância geográfica podem separar Burgau de Santorini, na Grécia, mas o que as une é o ambiente e o tom azul que pinta as ruas e a paisagem dominada pelo mar da própria praia e da praia da Luz, em Lagos, apenas a 10 minutos.

Tal como a ilha grega, que hoje é um destino para turistas, também a aldeia portuguesa já teve outra vida, no caso era uma aldeia piscatória, com origens numa antiga armação de pesca de atum já existente no século XVI. É por isso que muitas das casas são pintadas de azul e branco, sobre as quais caem algumas buganvílias cor-de-rosa que a natureza se encarregou de adicionar ao cenário digno de um quadro.

Se ninguém dissesse, qualquer vídeo da aldeia que circula nas redes sociais passaria bem por um roteiro de Santorini, na Grécia.

 

Coolhunting

É portuguesa, envia mensagens a Taylor Swift e vai ao concerto. As dicas de uma swiftie

Os looks, a maquilhagem, as botas ou as pulseiras da amizade. A VERSA falou com uma swiftie sobre os preparativos para um dos concertos mais aguardados do ano e revela o que não pode faltar na tua carteira.

Evasão