Quantas vezes não quisemos surpreender com o vinho ideal, mas ficámos horas em frente a uma garrafeira sem saber qual escolher? Várias, porque o fato é: o vinho perfeito depende muito do gosto pessoal.
Mas, segundo a Mercadona, grande parte das dúvidas podem ser resolvidas se olharmos com atenção para o rótulo da garrafa.
Os vinhos vendidos pela cadeia de supermercados espanhola incluem uma espécie de bilhete de identidade com todas as características úteis para saberes se é o produto que procuras, tais como:
- A região onde o vinho foi produzido, indicando, por vezes, uma sub-região ou área mais delimitada;
- A casa produtora ou a adega em que o vinho é produzido, uma das informações mais relevantes, porque cada produtor tem um estilo e preferências próprias e isso pode fazer a diferença entre um vinho mais frutado ou com um toque de madeira;
- A casta ou a variedade/variedades de uvas utilizadas na produção do vinho, que nos permitem saber se o vinho é mais encorpado, se tem um aroma mais ou menos intenso, etc.
- O ano de colheita das uvas utilizadas na produção, porque nos diz se está na altura de consumirmos aquele vinho. Um vinho tinto, por regra, deve consumir-se num prazo de cinco anos. Os brancos e rosés, preferencialmente devem ser consumidos no ano imediatamente a seguir a colheita. Se não encontramos a informação no rótulo, como acontece nos vinhos do Porto ou em quase todos os espumantes, é porque se produzem com uvas de diferentes anos;
- O grau alcoólico, não só pelo óbvio, mas porque indica que um vinho com elevada graduação foi elaborado num clima quente, no qual as uvas maduraram melhor. Assim, será mais intenso e com um sabor mais forte;
- Um código QR com infomação nutricional e lista de ingredientes;
- O selo de DOC – Denominação de Origem Controlada, asseguran que a produção dos vinhos foi feita dentro de uma região determinada, respeitando as normativas vigentes naquela região.
Além de toda esta informação, ainda é possível encontrar notas sobre os aromas e sabores do vinho, assim como possíveis combinações com os diferentes pratos.
Portanto, sempre que fores comprar um vinho lembra-te: o segredo está no rótulo.