Reprodução filme Much Ado About Nothing
Gourmet

Uvas a 10 mil euros? Têm de dar mesmo muita sorte

O preço do azeite por cá nem se compara ao valor destas uvas no Japão. Só podiam ser as mais caras do mundo e esperemos que simbolizem um bom presságio.

É quatro vezes o tamanho de uma uva comum e tem de ser perfeita, mas ainda assim custa a acreditar que chegue a custar 300 euros… e ainda nem estamos a falar de um cacho, só mesmo do preço que pode custar cada uva.

Uvas Ruby Roman | Fotografia: STR/JIJI PRESS/AFP, Getty

Na imagem acima de agosto de 2008, podemos ver o agricultor japonês Tsutomu Takemori a exibir um cacho de uvas Ruby Roman, desenvolvidas nao longo de 14 anos na sua vinha na cidade de Kahoku, norte do Japão, e leiloadas por um hotel japonês como o primeiro cacho de "uvas de sonho", por 910 dólares o cacho, 30 dólares por uva.

Em 2020, um cacho das uvas Ruby Roman foi leiloado, também no Japão, por quase 10 mil euros e o seu preço continua a bater recordes de licitações desde 2008. Por esta razão, as Ruby Roman integram o livro de recordes mundiais Guiness como “as uvas mais caras do mundo”.

E não é por acaso que as maiores licitações começaram neste agricultor. Como chegou a escrever o Observador, as uvas Ruby Roman estão entre as mais caras e apreciadas no Japão, mal chegaram ao mercado. A colheita começa em julho e as uvas chegam ao mercado sazonal japonês mesmo a tempo do Ochugen, um feriado em que oferece presentes é prática comum.

E claro que oferecer presentes significa dar a alguém uma destas uvas, já que por lá acredita-se que a primeira colheita dá sorte e prestígio quando em gesto de oferenda.

Com estes preços, é mesmo bom que seja uma uva com um bom presságio para quem a prova e para quem a compra.

Coolhunting

Não te confundas: estes ténis em saldos na Zara não são New Balance

Zara ou New Balance? É melhor olhares duas vezes para teres a certeza de que vais comprar os ténis certos.

Gourmet