Neste preciso momento deves ter a cabeça num turbilhão. Como assim podemos transformar manteiga de amendoim em diamantes? Tudo se deve a um estudo.
Para compreender melhor a evolução da vida no planeta, o cientista Dan Frost, do Bavarian Geoinstitute for Experimental Geochemistry and Geophysics, na Alemanha, decidiu investigar como é que os diamantes se formam nas profundezas do planeta Terra.
Dan Frost descobriu que há várias formas surpreendentes de se formarem diamantes, incluindo através da manteiga de amendoim. Isto porque é um alimento rico em dióxido de carbono, um dos elementos principais no processo que dá origem aos diamantes.
E como é que isto é feito? É necessário remover todo o oxigénio presente na manteiga de amendoim e depois exercer sobre a pasta uma pressão de tal forma elevada, que o dióxido de carbono transforma-se num diamante.
Não é pura magia, Frost acredita que há um fator chave para esta transformação: o ferro. Tal como as rochas são ricas em ferro e pressionam os minerais dando origem aos diamantes, as prensas em ferro usadas na simulação do estudo fazem com que, uma vez exercida uma grande pressão, elementos, como a manteiga de amendoim, possam dar origem a diamantes.
Claro que estamos a falar de uma técnica que não será fácil de testar em casa, sem experiência ou um laboratório. Ainda assim, o melhor é guardares a manteiga de amendoim, não vá vir a ser uma moeda de troca valiosa.