Madonna | Fotografia: Kevin Mazur/WireImage for Live Nation
Coolhunting

Há uma obra de arte portuguesa única no mundo no cofre de Madonna

Na coleção particular de Madonna esconde-se uma obra prima portuguesa, única no mundo e sem valor estimado. A Versa conta-te tudo em exclusivo.

Um chapéu totalmente feito à mão com o feltro mais fino e requintado do mundo produzido em Portugal, adornado com uma peça de joalharia guardada há quase 2 décadas e forrado com seda da maior pureza. Esta é a obra-prima da marca portuguesa Celsus Couture, especialmente criada para a cantora Madonna.

Para Celso Assunção, a mente criativa por detrás deste chapéu e dono da marca de Aveiro acreditada pela LAUREL – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, que defende e posiciona as marcas portuguesas no segmento do luxo a nível mundial, ele “emana luxo, qualidade, irreverência e surpresa, refletindo os mesmos atributos que têm definido o percurso de Madonna”.

Vem descobrir todos os segredos desta peça única, em exclusivo na Versa.

Como surgiu a ideia de fazer este chapéu?

A ideia surgiu numa conversa com o Dino d’Santiago, amigo pessoal da Madonna, quando se pensou que seria giro surpreendê-la com um chapéu único no seu aniversário de carreira. Quando comecei a trabalhar nele, achei que o interior (pelo qual os meus chapéus são famosos - a magia escondida) só fazia sentido com uma peça da Vista Alegre Textiles Collection. É uma empresa altamente prestigiada internacionalmente, com uma forte componente humana. Foi uma parceria muito bem-sucedida em termos de disponibilidade e do carinho demonstrado.

Como reagiu ela quando viu a peça?

Adorou! Ficou muito grata e disse que ia levar com ela para a sua coleção particular. É impossível ficar indiferente a uma obra de arte desta natureza. Há peças que realmente ficam fabulosas no final. Esta é uma delas.

Houve alguma intervenção da cantora?

Não. Só soube que estava a ser feito porque precisei da medida de cabeça dela.

 

 

Como define este acessório?

É mais do que um simples chapéu. É, até ao momento, a minha obra-prima. Após 20 anos de passerelles, e milhares de peças de moda desenvolvidas, posso garantir isto.

Esta peça celebra as quatro décadas icónicas da brilhante carreira de Madonna através de quatro símbolos "X" meticulosamente incrustados no seu design. Feito à mão a partir do feltro mais fino e requintado do mundo produzido em Portugal, este chapéu emana luxo, qualidade, irreverência e surpresa, refletindo os mesmos atributos que têm definido o percurso de Madonna. A peça de joalharia dourada inspirada no barroco, que adorna grande parte desta obra, estava guardada no atelier há quase 2 décadas, à espera do momento certo para ser usada. «Existem peças que traçam o seu próprio destino. Cabe ao criador, descobrir esse momento.»

A colaboração com a Vista Alegre, marca portuguesa de luxo e renome internacional, atualmente a celebrar 200 anos, está escondida no interior do chapéu, num lenço 100% em seda da maior pureza, com acabamento e confeção manual, da Vista Alegre Textiles Collection. Uma verdadeira obra-prima que celebra a rica história da Vista Alegre e presta homenagem ao seu impacto global e à herança de uma marca notável. O interior do chapéu conta ainda com um detalhe secreto, uma "joia escondida" que corresponde ao seu signo do zodíaco incluído no lenço e que acompanhou o recorte numa única peça.

Assim como os símbolos "X" no exterior, este pormenor escondido é uma representação da sua individualidade e autenticidade. O interior dos produtos CELSUS é projetado para esconder esses tesouros, infundindo-os com magia criativa, segredos e exclusividade.

Vai estar à venda?

Não vai estar à venda, foi uma peça feita em exclusivo para a Madonna e que não tem um preço estimado.

É a primeira vez que fazem uma peça deste género? Há outras feitas especialmente para uma personalidade?

Não. Todas as peças são únicas e desenvolvidas com o mesmo empenho, criatividade ou necessidade/exigências do cliente. Já fiz peças para várias personalidades. Ao longo destes 20 anos, fiz moda dos pés à cabeça e desenvolvi produtos para muita gente. Neste momento produzo apenas o que me dá prazer, nomeadamente a chapelaria de luxo, que tornou a marca e o nosso país reconhecidos internacionalmente, e é essa bandeira que continuarei a empunhar. O Tatanka, vocalista e músico dos “The Black Mamba” é embaixador dos meus chapéus, e entre os clientes, o apresentador Manuel Luís Goucha.

O que significa um trabalho destes para a Celsus?

Este é mais um passo no caminho do reconhecimento. É sempre gratificante termos a oportunidade de desenvolver peças como estas. Gosto de ser desafiado e posto à prova. Como marca de luxo, fugimos ao convencional, e o desafio torna-se parte integrante do nosso ADN. Além disso, é o 'saber fazer' português que está a ganhar mérito no cenário das marcas de luxo europeias.

Coolhunting

Parece o vestido de Margot Robbie, mas é Zara e só custa 12,99 euros

Queres sentir-te tal como Margot Robbie nos Critics Choice Awards de 2024? Experimenta o vestido semelhante ao da atriz que está nos saldos da Zara.

Coolhunting