Ainda que em Lua de Mel se viva numa bolha de amor longe de preocupações e do trabalho, Adelino Rafael e Sandra Pereira, com 49 e 46 anos respetivamente, não conseguiram deixar os negócios de lado quando estavam em Mykonos, na Grécia.
"Contemplávamos o pôr do sol, envolvidos num romantismo típico do país, pedindo num restaurante um cocktail de aperitivo. De entre vários nomes de cocktails um deles sobressaiu pela sonoridade ‘oniro’ e pelo significado 'sonho', sendo o escolhido sem qualquer hesitação pela Sandra”, começam por contar os fundadores da marca à Versa.
"O nome ficou no ouvido e antes mesmo de regressar a Portugal, por nos identificarmos com o seu significado e o momento que estávamos a viver, decidimos que o nome da marca seria Oniroduo, para nós 'um sonho a dois'.
Bastou assim juntar duas palavras para dar início à marca que desejavam criar há vários anos, sonho que foi sendo adiado pela falta de tempo, formação e vida familiar preenchida com cinco filhos. Contudo, Adelino e Sandra tinha tudo para avançar: experiência na área têxtil e, em particular no caso de Adelino, em estamparia, que sempre esteve habituado a trabalhar com marcas de gama alta, e muito alta.
Assumindo a mesma exigência na qualidade e inovação que Adelino entregava a outros clientes, o casal decide então criar a marca Oniroduo, sob o lema "where luxury meets the street" (ou, em português, "onde o luxo encontra a rua"). Oferecendo, assim, streetwear e athleisure a pensar em toda a família, assentes na inovação de processos de estamparia.
A 12 de outubro de 2023 surgiu então a primeira coleção da marca, a Bringing Wellness to Life para o outono/inverno 2023/2024, que, ao juntar em si simplicidade, elegância e funcionalidade, cumpre com o principal propósito: "facilitar a transição entre diferentes ambientes desde trabalho e vida social, do casual à elegância, mantendo sempre o conforto”.
Uma só marca, várias gerações
As crianças têm um certo fascínio por andar vestidos tal e qual como os adultos e com esta nova marca portuguesa podem mesmo. Homem, mulher e criança são o público-alvo da Oniroduo, no entanto, os fundadores reconhecem que criar peças de roupa em simultâneo para géneros e idades diferentes não foi fácil.
“A roupa de criança foi um grande desafio. Pretendia-se, tal como para os adultos, elegância, conforto, qualidade, não descurando a necessidade de realçar a infância como fases que marcam, fases em que se formam personalidades e em que é importante primar pela alegria no crescimento”, referem.
O que seria um obstáculo foi superado através da cor, em especial degradês, que foram conquistando os mais novos, enquanto os mais velhos têm opções mais sóbrias, sem esquecer as linhas finas e sóbrias vincadas na linha Essentials da primeira coleção, que provam que menos é mais.
Afinal, o que acontece quando o luxo encontra a rua?
Bringing Wellness to Life, a primeira coleção desta marca portuguesa, foi desenhada a pensar num lifestyle citadino contemporâneo, que tanto pode incluir ambientes descontraídos, como requintados. Em todos se encaixam hoodies, calções, t-shirts, sweatshirts ou fatos de treino, e em todos é garantido o conforto do algodão orgânico e da qualidade de uma produção feita 100% a nível nacional.
E quanto ao futuro?
A Oniroduo pode ter ainda só três meses, mas já é vista e falada nas ruas e, para 2024, o objetivo é espalhar ainda mais a palavra. E Sandra e Adelino sabem bem como chamar a atenção.
“Estamos a trabalhar no sentido de apresentar peças com maior diversidade de técnicas de estamparia especialmente de última geração, por exemplo, estampados Digitais Híbridos, transmitir sentimento a novas t-shirts, mantendo elegância, porém, talvez, mais irreverentes”, revelam.
Em vista estão também parcerias com artistas, acessórios para o dia a dia e peças unissexo para que, mais do que para toda a família, a Oniroduo seja usada por todos ao mesmo tempo.