Valentino
Coolhunting

Semana Alta-Costura: volume no máximo e dramatismo da cabeça aos pés

A Alta-Costura voltou a desfilar em Paris e a VERSA mostra-te algumas das tendências para a primavera 2024.

A Alta-Costura é um “processo sagrado” de criação e Pierpaolo Piccioli encenou-o no desfile da Valentino com a coleção primavera 2024. Nos seus salões na Place Vendôme em Paris, a recordar os tempos em que a Alta-Costura nasceu, mas apresentando-a agora numa versão contemporânea, o volume (em casacos e saias oversize, por exemplo) e cores incomuns (lima, mostarda e sálvia, entre outras) saem como as grandes inspirações da Casa para a próxima estação. E são os detalhes nesta coleção de peças únicas e feitas à medida que nos dizem porque a Alta-Costura contínua a ser esse território sagrado da moda.

Na coleção de Simone Rocha para Jean Paul Gaultier que desfilou na Semana de Alta-Costura de Paris, a designer irlandesa transformou subtilmente o icónico soutien cone de Gaultier e trouxe também a sua própria reinterpretação dos códigos do designer: os estampados de tatuagens, os espartilhos e o look marinheiro. Tudo surge agora mais feminino e melancólico, num desfile muito aguardado na capital francesa. E também em Jean Paul Gaultier by Simone Rocha há volume, e muito, e outra tendência que vimos em Paris, as cabeças tapadas por peças delicadas e cheias de dramatismo.

A Dior mostrou a “Aura” que envolve toda a nova coleção imaginada por Maria Grazia Chiuri. Explorando a beleza multifacetada dos têxteis, as criações surgem com uma elegância arquitetónica em casacos com golas imponentes ou saias amplas com recortes exagerados. Nesta coleção Haute-Couture, os arquivos da maison são revisitados em looks contemporâneos, em vestidos de veludo que desfilam num andar fluido ou em capas de penas que nos dizem que há drama na moda (no bom sentido) e para vestir da cabeça aos pés.

O momento é para tapar a cabeça como vimos em Armani Privé, de sem dramas explorar o poder de golas dramáticas como apresentou a Chanel, voltar a introduzir no guarda-roupa da próxima estação capas e caudas, e sem esquecer o volume. A Semana de Alta-Costura volta a fazer-nos sonhar com o savoir-faire que continua bem vivo nos ateliers das grandes Casas de moda.

Coolhunting

Do cocktail na Lua de Mel ao streetwear: assim nasceu a Oniroduo

Um sonho adiado renasceu numa Lua de Mel em Mykonos, na Grécia, e tudo por causa de um cocktail, com o qual brindamos a esta nova marca portuguesa.

Coolhunting