Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Conheces todas as superstições de ano novo? Eis o que querem dizer

Saltar de uma cadeira, ter dinheiro na mão ou bater com panelas.Todos estes rituais têm como objetivo trazer boa sorte para o novo ano que está a chegar.

Com o aproximar da véspera de ano novo, há quem não abdique de cumprir alguns rituais e de assegurar que são cumpridos todos os passos das superstições, como fazer barulho com panelas, saltar de uma cadeira ou comer 12 passas. Mas qual é a origem destas crenças?

Uma das tradições mais comuns na noite de passagem de ano é bater com panelas. Esta prática, que tem maior tradição no Sul do país, serve para afugentar os maus espíritos do ano anterior.

E se afastar os maus espíritos é uma prioridade para muita gente, saltar de uma cadeira com o pé direito é não mais do que uma forma de entrar com o pé certo no novo ano. 

Segurar dinheiro na mão no momento em que o ano muda é outra superstição comum. Acredita-se que ter dinheiro no réveillon fará com que não se fique com os bolsos vazios ao longo do ano que se avizinha. 

Outra das superstições mais comuns em Portugal é a utilização de roupa interior nova de determinada cor. Há quem opte por usar roupa interior, acreditando que será sinónimo de boa sorte, que o vermelho dará sorte no amor e que o verde será garante de boa saúde.

Não poderia faltar, claro, o ritual das 12 passas. Por cada passa, deve ser pedido um desejo, simbolizando cada mês do ano.

Design e Artes

Foi o filme mais caro de 2023 e já é o mais visto na Netflix

  • 31 dez 2023, 00:20

Rebel Moon - Parte Um: A Menina do Fogo estreou-se na Netflix há poucos dias, mas já é o filme mais visto a nível mundial esta semana.

Nécessaire