Psycho Beach Party. Fotografia: D.R.
Nécessaire

Barriga lisa na praia? As refeições que nos ajudam, segundo nutricionista

Ainda que pareça constar da lista de milagres, não é preciso uma varinha de condão para conseguirmos uma "barriga lisa".

As dietas que tínhamos planeado seguir para a famosa “operação verão 2022” podem ter ficado lá atrás e já não há muito fazer. Mas se nos esperam dias de praia, a barriga inchada não tem de entrar para a lista de preocupações. Para tal, Bárbara de Carvalho, nutricionista na MetaClinic (Lisboa, Porto & Online), dá-nos algumas dicas de alimentos e refeições que nos podem ajudar a conquistar a tão desejada “barriga lisa”.

“Nas férias, as tentações são muitas e por razões óbvias…. Na praia, há bolas de berlim e gelados, há jantares e almoços de amigos e de família que acontecem com maior regularidade, há petiscos e há mais bebida. Pode ser mais difícil manter a rotina ‘de casa’ na totalidade ou em parte, mas não é impossível manter a “base”. Para quem procura manter ou melhorar a composição corporal (a tal “barriga lisa”), ou mesmo quem simplesmente procura benefícios para a saúde, planear as refeições é imprescindível!"

"O cesto de praia ajuda, mas não é ‘via verde’ para comer croissants ao pequeno-almoço e pizza ao jantar [risos]. Cada pessoa tem as suas necessidades, mas para a questão em causa, de uma forma geral, a maioria pode distribuir os seguintes alimentos para um dia de praia"

  • 2 peças de fruta;
  • Um bom tupperware com uma base de salada ou legumes, hidratos de carbono (massa/ couscous/ quinoa/ feijão/ grão) e uma fonte proteica (ovo/ peitos de frango ou frango desfiado/ tofu/ peixe em conserva);
  • 1 ovo ou iogurtes líquidos/ sólidos se conseguirem mantê-los frios;
  • Ou uma chávena de tremoços para partilhar.
  • Para lanches mais reforçados, pode-se levar panquecas, bolachas com bom perfil nutricional (nem sempre é fácil), bolinhas ou barras energéticas, por exemplo.

“É essencial também (sei ser difícil em férias) resistir a um ‘segundo lanche’ por se ficar na praia até tarde ou por haver jantares tardios. Nessas ocasiões, justifica-se guardar uma fruta extra para o fim do dia ou um alimento que se goste, baixo em calorias (ex: um copo de gaspacho, 1 queijinho magro, tremoços). Mas o ideal, ideal seria jantar cedo, sempre que possível! Evitam-se calorias extra e optimiza-se o padrão de sono (evita-se dormir de “barriga cheia”)”

Dica extra: nas saladas e sandwiches, Bárbara de Carvalho diz-nos para evitar molhos, minimizar azeite, evitar carnes processadas, como o salame, o presunto, o fiambre etc.

E que alimentos as famílias devem levar para um dia inteiro de praia?

A nutricionista explica que “a maioria dos alimentos são transversais a todas as idades”. “No entanto, alguma criatividade e variedade garantem que as refeições na praia possam ser apelativas e nutritivas, sem comprometer a saúde ou objetivos de composição corporal. É importante envolver as crianças na preparação das marmitas para a praia, de forma que todos os familiares possam contribuir de alguma forma. Em famílias grandes, pode ser exigente uma única pessoa ficar encarregue da preparação das marmitas de todos (almoços e lanches), mas, se todos os membros contribuírem, o processo torna-se mais fácil, bem como replicar as refeições nos dias seguintes das férias.

Na página de Instagram de Barbara de Carvalho, (+351 967 590 992), encontramos, ainda, outras tantas receitas saudáveis que podemos - e devemos - incluir no dia a dia.

Evasão

A praia portuguesa com água a 25 graus que tem poderes cicatrizantes

Água limpa, natural e sem correntes, com propriedades benéficas para a saúde. Está, assim, apresentada a praia portuguesa sem ondas e com água quente que, ano após ano, apaixona famílias.

Nécessaire