Fotografia: Unsplash
Nécessaire

É isto que nos faz transpirar durante o sono e não é só o calor

Se já te aconteceu acordar com os lençóis e pijama encharcados, vais querer ler este artigo.

Todos nós já acordámos com os lençóis e pijamas encharcados sem sabermos bem porquê, e a sensação não é nada agradável. Mas se ocasionalmente já incomoda, quando o episódio se repete noite após noite, o problema toma outras proporções e faz-nos procurar respostas, porque o pensamento automático é “isto não é normal”.

Ao que parece, a transpiração durante o sono é completamente normal. Segundo a publicação Byrdie, com a ajuda de Natalie Barnett, doutorada, vice-presidente de investigação clínica da empresa de tecnologia do sono Nanit, e Chester Wu, psiquiatra e especialista em medicina do sono, esta é uma resposta natural e lógica do corpo a determinadas situações e existem soluções para que se consiga dormir tranquilamente numa cama seca.

No entanto, se estes episódios se tornarem muito frequentes, mesmo depois de feitos ajustes no ambiente e hábitos e vida, o melhor mesmo é consultar um médico porque pode ser um problema de saúde. Até lá, eis o que pode ser feito:

Está muito calor e humidade

A temperatura do corpo flutua ao longo da noite, o que significa que podes estar suficientemente fresco numa altura e a suar noutra. Para minimizar efeitos extremos, tenta manter a temperatura ambiente do quarto controlada, com ventilação adequada e/ou um bom isolamento.

A culpa pode ser do pijama

Os tecidos da roupa de dormir e dos lençóis devem ser respiráveis e absorver a humidade. Isto significa que deves evitar o poliéster e nylon e optar por algodão, cetim, renda ou viscose e flanela e lã, no inverno.

Atenção ao álcool e ao jantar

Poderás achar que o álcool ajuda a adormecer, mas, na verdade, pode perturbar o sono e fazer-te suar mais do que o habitual. "O álcool aumenta o ritmo cardíaco e relaxa as vias respiratórias, dificultando a respiração, o que pode aumentar a temperatura do corpo, fazendo-o suar", explica Chester Wu. Assim, a última bebida da noite deve ser calmante, como chá ou leite. Além disso, o jantar também pode influenciar. Especialistas recomendam que jantes pelo menos 3 horas antes de dormir e que guardes os picantes para a hora do almoço.

Verifica os níveis de stress e ansiedade

"Quando estás muito stressado, o cérebro reage, provocando alterações fisiológicas no corpo, aumentando o ritmo cardíaco e libertando hormonas", diz Natalie Barnett, reações que podem levar a um aumento da transpiração. Chester Wu também adverte que o stress pode causar pesadelos e ataques de pânico durante a noite, o que pode levar à transpiração excessiva.
Reduzir o tempo de ecrã e tentar relaxar pelo menos 30 a 60 minutos antes de dormir vai ajudar.

Tomas medicamentos?

Alguns antidepressivos ou tratamentos para a diabetes, analgésicos e certos suplementos dietéticos, aspirina e terapêuticos hormonais, podem levar ao aumento da transpiração como efeito secundário. Neste caso, procura um médico.

Flutuações hormonais

As alterações hormonais podem causar transpiração noturna. Nesta situação, tenta refrescar-te com uma toalha fria na cabeça e destapar partes do corpo, como os pés e o pescoço.

Coolhunting

Um simples boné está a conquistar as celebridades e tu podes tê-lo

Também as celebridades podem ter um boné como um dos acessórios favoritos. E este é sem dúvida um deles.

Nécessaire