Todos nós já acordámos sobressaltados, transpirados, a gritar ou mesmo a chorar. É o que acontece quando durante o sono surge um pesadelo, às vezes relacionado com uma experiência recente e outras vezes é simplesmente uma qualquer história que nos assombra repetidamente.
Há casos em que o mesmo pesadelo também acontece a outras pessoas, e há um estudo que revela quais os mais comuns. Num estudo liderado por Michael Schredl, chefe do laboratório do sono no Central Institute of Mental Health, na Alemanha, foi possível apurar quais os dez pesadelos mais frequentes de um total de 1.216 pesadelos.
As conclusões? Os pesadelos "estão relacionados com os problemas que cada pessoa tem nas suas vidas”, refere Schredl, pelo que os menos comuns podem refletir determinadas psicopatologias da pessoa em questão.
Eis então os dez pesadelos que espelham as maiores preocupações de todos nós, de acordo com o estudo.
1.º Falhar ou sofrer uma incapacidade
Situações como cometer um erro, não atingir um objetivo, chegar atrasado, ficar perdido ou ser incapaz de falar. Pode representar insegurança em relação a algo, de acordo com Schredl ao Insider.
2.º Agressão física
Ser atacado, participar numa briga ou testemunhar agressões físicas ou psicológicas. Pode querer dizer que a pessoa sofre de ansiedade social.
3.º Sofrer um acidente
Ter um pesadelo em que acontece um acidente a bordo de uma viatura, uma queda grave ou uma queimadura, pode querer dizer que a pessoa se sente fora de controlo, teme a morte ou sente-se desamparado.
4.º Ser perseguido
Ser perseguido por uma pessoa, um animal, figura sobrenatural ou algo que não se percebe o que é, pode significar que a pessoa está ansiosa com algo que quer evitar.
5.º Doença e morte
Implica ter um pesadelo com uma doença ou morte própria, de um ente-querido ou de alguém mais ou menos próximo. Pode significar medo geral da doença e da morte ou poderá ser uma forma de processar o luto.
6.º Desentendimentos
Uma discussão com algum membro da família, amigos ou no trabalho. Pode ter que ver com ansiedade relativamente a alguma relação em específico, de acordo com a Psychology Today.
7.º Estar apreensivo ou preocupado
Sonhar com a sensação de estar apreensivo, preocupado ou que algo não está bem. Pode estar relacionado com alguma mudança e, logo, com o medo do desconhecido.
8.º Catástrofe
Sismos, incêndios, inundações... pode ter que ver, claro, com tudo o que está a acontecer à nossa volta, mas também simbolizar medo em relação ao futuro.
9.º Presença maligna
Ter um pesadelo com fantasmas, demónios ou figuras alienigenas pode estar relacionado com as pessoas que sofrem de paralisia do sono, de acordo com a Cleveland Clinic, ou com um medo do momento, segundo Baland Jalal, neurocientista de Harvard, ao The Guardian.
10.º Infeção
Os tempos de confinamento da COVID-19 já são razão suficiente para ter pesadelos com um novo vírus, mas pode também ser símbolo de medo de doenças, de sujidade ou de sentimentos de insegurança pessoal ou em casa.