Sesta
Nécessaire

Podes e deves dormir uma sesta, mas há um tempo limite

Sabias que uma sesta só é benéfica se não passar de alguns minutos? A opinião é de um especialista em sono, que revela o que acontece depois de certo tempo.

No ritmo do trabalho, dormir uma sesta torna-se quase impossível, mas ao fim de semana, naquele período pós-almoço, nada nos impede de aproveitar. E que bem que fazemos, porque há um conjunto de benefícios para a saúde, segundo vários estudos divulgados ao longo dos anos.  

Dormir uma sesta curta pode melhorar a memória, a produtividade e a criatividade, ajuda a melhorar a capacidade de resolver problemas, e também melhora a concentração e o humor. E no que toca a doenças, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo dados reunidos pela Science Alert.

Mas há um aspeto importante a ter em conta: os benefícios só são válidos em sestas curtas, isto é, de 20 a 30 minutos, de acordo com Steven D. Bender, diretor do Centro Clínico de Dor Facial e Medicina do Sono no Texas, Estados Unidos.  

Segundo o especialista, a partir dos 30 minutos de sesta, em vez de benefícios poderão existir desvantagens para a saúde. São exemplos a inércia do sono, maior dificuldade em dormir à noite, aumento da pressão arterial, níveis elevados de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal na cintura e níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos.  

Por isso, se vais tirar uns minutos para dormir, coloca o despertador para daqui a 30 minutos. Não mais do que isso.  

Nécessaire

Achas que te sabes desmaquilhar? Especialista dá as melhores dicas

Juliana Pais, especialista em medicina estética e antienvelhecimento, revela as melhores práticas para desmaquilhar e cuidar da pele diariamente.

Nécessaire