Fotografia: La Redoute
Design e Artes

Espuma, latex ou molas: eis o melhor colchão para um sono reparador

Este guia prático vai ajudar-te a escolher o colchão ideal para que tenhas um sono reparador.

Acordar várias vezes durante a noite com dores nas costas, cansada/o e com o colchão abatido ou deformado, não é normal. É sinal que ele já não está a cumprir a sua função.

O único passo a dar para voltares a dormir melhor, é trocar de colchão assim que possível. Mas, atenção, há fatores a ter em conta no momento de escolher e para isso a Versa, com a ajuda da La Redoute, preparou um guia prático que te vai ser muito útil na tomada de decisão.

Existem apenas três famílias de colchão, o de espuma, de latex e o de molas. Eis o que os distingue:

O COLCHÃO DE ESPUMA E A SUA RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO IMBATÍVEL

Se o critério de escolha for o peso, ou seja fácil de transportar, ser arejado, ter boa elasticidade e garantir uma boa relação qualidade/preço, então a escolha ideal é o colchão de espuma. Este é, habitualmente, feito de espuma de poliuretano e pode ser mais arejado e com memória de forma ou menos arejados e que demoram mais tempo a habituar-se à forma do corpo.

O COLCHÃO DE LATEX, INDEFORMÁVEL E DENSO

Se, por outro lado, o critério mais relevante for a resistência ao longo do tempo, então a escolha recairá num colchão de latex. Graças à sua alta densidade, suporta perfeitamente o corpo e oferece uma verdadeira independência na hora de dormir, não vais sentir os movimentos do teu parceiro durante a noite. Também é hipoalergénico, ideal para quem sofre de alergias.

O COLCHÃO DE MOLAS, REI DA VENTILAÇÃO

Por fim, se privilegias o fator ventilação e tens muito calor durante a noite, então a escolha vai ter que passar por um colchão de molas, já que a sua principal qualidade é a ventilação. Esta é uma tipologia de colchão que satisfaz um público maior, pois as molas permitem uma distribuição ideal do peso corporal, no entanto, temos um conselho para dar: se puderes, opta por molas ensacadas que, ao contrário das molas clássicas, oferecem uma maior independência a dormir.

Depois de escolhido o colchão, segue ainda estas dicas:

  • evita colocar o colchão no chão
  • areja o quarto regularmente
  • aspira o colchão com uma escova especial
  • vira-o regularmente
  • limpa a capa de proteção regularmente
  • lava as almofadas e o edredão
  • muda de colchão de dez em dez anos (3.650 noites) mesmo que ele não pareça usado ou deformado
Coolhunting

"Quiet Luxury", quem? Há asas de morcego nestas sandálias

Numa época em que há uma obsessão generalizada pelo "luxo silencioso", a Doublet troca-nos as voltas e serve-nos excentricidade.

Design e Artes