A fruta, no geral, contém vários nutrientes que contribuem para a diminuição do risco de desenvolver doenças como a obesidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Se os figos e os frutos secos, por exemplo, melhoram a nossa saúde, há uma fruta em concreto que pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
As tâmaras podem contribuir para fortalecer o ritmo cardíaco e a pressão arterial, além de fortalecerem o funcionamento cerebral e de combaterem pequenas inflamações cerebrais que podem provocar danos.
Este fruto é constituído por nutrientes essenciais, sendo rico em potássio. Uma tâmara madura conta com 80% de açúcar na sua constituição, tendo ainda nas suas propriedades proteínas, fibras e oligoelementos como o boro, o cobalto, cobre, flúor, magnésio, selénio ou zinco.
Outro aspeto a ter em conta é o elevado nível calórico desta fruta, acabando por ser uma fonte de energia saudável, podendo substituir açúcares refinados e alimentos processados de fácil consumo.
Uma forma fácil de consumir esta fruta é adicioná-la a batidos ou saladas.