Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Chat GPT, como evitas um Burnout? E um Rust Out?

Há por aí alguém que neste regresso ao trabalho já antecipa um burnout? Recorremos à Inteligência Artificial para nos dar alguns conselhos.

Não é nenhum especialista na matéria, nem um profissional de saúde ou um lifecoach que se recomende, ainda assim, dizem que é um sabe-tudo. E se até já se fez passar por Deus, como não ter os melhores conselhos neste regresso ao trabalho? Fomos procurar pelos conselhos da Inteligência Artificial e o ChatGPT não desapontou.

Depois de algumas ferramentas para evitar um estado de exaustão física e mental desencadeado pelo stress crónico (burnout), a I.A fala-nos ainda de outra nova questão no universo da saúde mental e descreve-nos um “Rust Out”.

 

Estratégias para evitar um Burnout

1. Define limites claros: Estabelece limites para o teu tempo de trabalho, tanto em termos de horas por dia quanto de dias por semana. Respeita esses limites e evita trabalhar em excesso.

2. Faz pausas regulares: Tira pausas curtas durante o dia de trabalho para descansar e recarregar. Pode ser uma pausa para tomar um café, esticar as pernas ou simplesmente respirar profundamente.

3. Gere o teu tempo: Use técnicas de gestão de tempo, como a técnica Pomodoro, para manter o foco e a produtividade durante o trabalho, e reserva tempo suficiente para descansar e relaxar.

4. Priorize tarefas: Identifica as tarefas mais importantes e urgentes e concentre-se nelas. Delega ou elimina tarefas menos importantes, se possível.

5. Pratica o autocuidado: Reserva tempo para cuidar de ti mesmo. Isso inclui dormir o suficiente, seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga.

6. Define metas realistas: Evita sobrecarregar-te com metas e expectativas irrealistas. Estabelece metas alcançáveis e revê regularmente.

7. Comunica-te: Fala abertamente com o teu supervisor ou colegas de trabalho se estiveres a sentir-te sobrecarregado. Às vezes, a redistribuição de tarefas ou a busca de apoio podem ajudar.

8. Desconecte-se: Define limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Evita verificar e-mails ou mensagens de trabalho fora do horário de expediente.

9. Cria uma rede de apoio: Mantém conexões sociais fortes com amigos e familiares. Compartilhar preocupações e desafios pode aliviar o stress.

10. Pratica o mindfulness: Aprende técnicas de mindfulness para ajudar a manter o foco no presente e reduzir a ansiedade relacionada ao futuro.

11. Procura ajuda profissional: Se já estás a sentir os sintomas de burnout, como fadiga extrema, irritabilidade, dificuldade de concentração e insónia, não hesites em procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. A terapia pode ser uma ferramenta eficaz para lidar com o burnout.

 

E um “Rust Out”? Está associado ao Burnout, mas diferente, talvez até mais comum. Pelo menos, é o que sentimos numa primeira leitura. Não é um esgotamento, mas é um sentimento de frustraçao e tédio. Um pouco mais do que “eu não gosto do que faço”. É uma falta de motivação aliada a um sentimento de inutidiade. Mas quem somos nós para definir um estado de espírito, quando o Chat GPT tem resposta para tudo?

Principais características do Rust Out:

1. Tédio Extremo: As pessoas que experimentam o rust out muitas vezes relatam um sentimento de tédio extremo no trabalho. Isso ocorre porque as suas tarefas são monótonas e não desafiam as suas habilidades ou conhecimentos.

2. Desmotivação: A falta de desafios e oportunidades de crescimento no trabalho pode levar à desmotivação. Os indivíduos afetados pelo rust out podem sentir-se desinteressados nas suas tarefas e perder o entusiasmo.

3. Baixo Desempenho: Como resultado da desmotivação e do tédio, o desempenho no trabalho tende a diminuir. Os funcionários podem deixar de se esforçar e realizar apenas o mínimo necessário para manter os empregos.

4. Impacto na Saúde Mental: Assim como o burnout, o rust out pode afetar negativamente a saúde mental das pessoas. Sentir-se constantemente entediado e desmotivado no trabalho pode levar à ansiedade e à depressão.

5. Sensação de Desperdício: As pessoas que experimentam o rust out muitas vezes sentem que estão desperdiçando seu potencial e suas habilidades no trabalho. Isso pode levar a sentimentos de frustração e insatisfação.

Por último, e certamente não menos o importante, se não podes dizer adeus a estes sintomas, o melhor será procurar motivação e ajuda de um profissional mais profissional do que o Chat GPT.

Nécessaire

Especialistas revelam quando deves mesmo mudar a roupa de cama

Afinal, de quanto em quanto tempo deves mudar os lençóis? Talvez seja mais cedo do que pensavas.

Nécessaire