Os hábitos que não te estão a deixar dormir | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Especialistas revelam quando deves mesmo mudar a roupa de cama

Afinal, de quanto em quanto tempo deves mudar os lençóis? Talvez seja mais cedo do que pensavas.

Vamos diretos ao assunto: com o passar dos dias, os lençóis acumulam células mortas da pele, ácaros, partículas de alimentos, variados tipos de bactérias, fungos e até matéria fecal, por isso deves mudá-los com alguma frequência ou, no mínimo, uma vez por semana. E não te esqueças das almofadas.

A recomendação é dada por dermatologistas que consideram que, depois de uns dias de utilização, a cama se pode tornar um foco de bactérias que podem irritar a pele, criar alergias e até, em casos mais graves, infeções. No caso de pessoas com doenças de pele, a acumulação destas bactérias pode até enfraquecer ainda mais a barreira cutânea e piorar a condição.

Para as pessoas que partilham a cama com animais, a recomendação é que se troquem e lavem os lençóis duas vezes por semana. Se não for o caso, os especialistas indicam que, no máximo, a mudança da roupa seja feita a cada duas semanas, mas devem ser tomadas algumas precauções extra como não levar a roupa da rua para a cama, tomar banho e retirar toda a maquilhagem antes de ir dormir.

@doctoranddancer Wash your sheets #sheets #health #hygiene #men #women #menshealth #womenshealth #tiktok #tiktoknews #medicine #doctor ♬ original sound - Dr. Poonam Desai

E tu, quantas vezes por semana mudas os lençóis?

Nécessaire

Sabias que estes alimentos aumentam o risco de depressão?

Um estudo publicado volta a reforçar a ligação entre a depressão e o consumos de produtos ultraprocessados.

Nécessaire