Expocosmética
Nécessaire

Tendências make-up: especialista diz-te tudo o que precisas de saber

Chegou a 26.ª edição da Expocosmética e a Versa fala sobre as tendências atuais com quem percebe de maquilhagem. Quais são as tendências? Como conseguir o resultado esperado? Que produtos usar?

Expocosmética, Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo, regressa à Exponor de 1 a 3 de abril. Aqui, apresentam-se as principais tendências do setor de beleza e há espaço também para gerar negócios. Este ano é definido pelo mote “Self Love”, um manifesto ao amor próprio e à procura pelo bem-estar pessoal que é, nada mais nada menos, do que a resposta a uma necessidade do mundo atual.

A Versa falou com Marta Ramalho, representante da Make Up For Ever que marca presença no evento deste ano, para saber tudo sobre as novas tendências de maquilhagem. E não é por acaso que estas mesmas tendências e técnicas de que Marta nos fala espelham uma maior aceitação pelo que somos, pela beleza natural de cada um, pelo tal “Self Love”.

 

“Skinmalism” o minimalismo na pele, chega às tendências de maquilhagem e em que se traduz?

“Skinmalism” é uma solução “Less is More” a nível de maquilhagem. Com toda a evolução do skincare como a fase mais importante, temos assistido a uma tendência natural de abandonar peles “mascaradas” e a opção pele clean tornou-se o passo a seguir.

A ideia por trás desta tendência é aplicar o menor número de produtos, somente nas zonas necessárias, para corrigir e camuflar alguma imperfeição e realçar elementos do rosto. O intuito é que pareça que não se aplicou nada, mas ainda assim ter o rosto bonito, a pele cuidada e a beleza elevada. A forma de o alcançar vai depender do tipo e estado da pele, da quantidade de pigmentos e imperfeições considerados menos estéticos e das feições naturais. “Spot concealing and highlighting” será o tema chave. Corrigir somente zonas de olheiras, imperfeições, iluminar cantos externos dos olhos, laterais do nariz, perímetro labial, centro da testa: zonas do rosto que serão realçadas ao serem corrigidas e iluminadas. O aspeto da pele do rosto não é toda igual e, corrigindo e iluminando só o necessário, conseguimos o efeito pele nua [“Naked Skin”, outra tendência], mas com boa aparência. O olhar é iluminado e levantado, os lábios parecem estar constantemente a sorrir.

 

Que outros produtos se podem ou devem usar que garantam o tal efeito natural?

Caso o rosto precise de alguma estrutura, podemos e devemos trazer um produto mais escuro ou bronzer para contornar e modelar a estrutura óssea, conseguindo assim o contorno do rosto mais marcado e as feições mais definidas. Optar por produtos em creme, facilita a sua aplicação e fusão com a pele e traz um aspeto mais natural à pele. O blush em creme para dar frescura e saúde ao rosto, pode ser também aplicado como sombra de olhos e até cor do lábio, criando assim uma harmonia cromática e um ar fresco.

Voltando à pele, pode ser selada com pó solto fino na zona T e em zonas de maior movimento, como ao redor dos olhos e boca. Aplicação de iluminador em creme ou em pó vai depender da textura da pele e do acabamento pretendido. Há quem opte também pela aplicação de um protetor solar com cor, um BB ou CC cream, para uniformizar a tez. Há quem eleve um pouco a fasquia e aplique bases translúcidas, com efeito muito natural, normalmente à base de água, ficando com uma pele muito natural sem ser nua.

 

Ao falarmos de técnicas que promovem esse efeito natural, estamos apenas a falar de uma makeup para o dia a dia?

Esta técnica de maquilhagem mais natural grita makeup dia-a-dia, sendo emparelhada com uma fina camada de máscara de pestanas. No entanto, poderá ser usada para a noite ou para uma festa, bastando criar uma força maior nos olhos ou boca.

Se subirmos à intensidade de cor e pigmento do batom, a boca vira o foco e a makeup não fica natural, mas, sim, mais sofisticada. O trabalho do olho sobe qualquer maquilhagem: seja através de um eyeliner - esfumado até - ou pelo uso de cor e brilho no olho. Com a imensidão de produtos no mercado que agora temos, qualquer pessoa pode ter um olhar mais marcado com produtos versáteis e fáceis de aplicar, como as sombras em lápis: textura cremosa, fáceis de deslizar e secam no final da aplicação. As que são waterproof são ideais para festas e noite.

 

“Boca Nada Olhos Tudo” ou "Tudo Boca Nada Olhos" para 2023. O que significa e como chega às tendências apresentadas na Expocosmética?

Sempre se ouviu falar da regra de maquilhagem de beleza número 1: boca nada olho tudo, ou boca tudo olho nada. O que se traduz em dar ênfase a somente um dos elementos do rosto, deixando este com o foco e o outro despercebido. Este ano, assistimos a um foco claro no olho: seja pelo brilho no acabamento, pelos esfumados em qualquer cor, abandonando o clássico smokey eye preto, ou pelo olho gráfico através do uso de eyeliner - esfumado, bem alongado, com cores diversas, marcando também o canto externo e orbicular. Tudo fará sentido. Será a altura de brincar com o olhar como um statement da personalidade.

Estamos a falar de uma make-up para todas as ocasiões e para todos os rostos? 

Qualquer pessoa pode expressar-se através do olhar, conseguindo até ir buscar os revivalismos dos anos 60, com o olhar mais boneca, com pestanas bem desenhadas, linha de água clara e orbicular marcada, ou dos anos 90, com um take mais grunge/rock de esfumados desconstruídos. Como costumamos ouvir: o que dizem os teus olhos? O olho será sempre o espelho da alma: da menina, da mulher, da artista. 

 

 

Tendência “Brow Lifting” marca este ano, mas falamos de uma estética facilmente adotada pela maioria dos portugueses? Ou de uma tendência de nicho?

A sobrancelha, ainda que não muito valorizada pela maioria, é o elemento que mais alterações tem sofrido nas décadas do século XX. Desde as sobrancelhas finas e longas em sentido descendente dos anos 20, até às sobrancelhas desenhadas com stencil do início do século XXI, muitas têm sido as transformações de formato, espessura e aparência. Ultimamente, assistimos ao boom do brow lamination, da sobrancelha colada e “arrepiada” na testa – e dessa tendência ao brow lift foi um saltinho.

Como se consegue este efeito?

Podemos ir desde intervenções nada invasivas a somente tratamento, cuidado e tintura dos pelos da sobrancelha, para que se veja elevada, até à ausência de pelo na zona da cauda da sobrancelha, passando mesmo pela cirurgia na zona da têmpora que eleva o canto externo, ficando a cicatriz escondida na zona de cabelo. Tudo é possível com a evolução de procedimentos, produtos e técnicas. A elevação da parte externa da sobrancelha, que remonta aos anos 50 com o aparecimento dos cat eyes rasgados, favorece qualquer rosto, em especial quem tem pouco espaço de pálpebra, pálpebra caída, têmporas finas e caudas de sobrancelhas descendentes. É uma ótima opção ao botox na pele e a cirurgias plásticas mais drásticas e dispendiosas.

A sobrancelha é a moldura do olho, quanto mais elevada e definida, melhor será o aspeto final da zona do olhar. Cada vez mais as mulheres cuidam da aparência e procuram procedimentos que as favoreçam. Além das que querem seguir celebridades que admirem.

O self-care será a maior tendência que vivemos neste 2023 após pandemia. 

 
De 1 a 3 de abril 2023, a Expocosmética abre portas a profissionais e ao público. 1 abril (pré-opening): 10h00 às 13h00; 2 e 3 de abril: 10h00 às 19h00. Nota: a entrada no pré-opening apenas é permitida mediante apresentação do bilhete VIP.
Design e Artes

Ikea tem um novo candeeiro que é uma edição limitada

  • 1 abr 2023, 04:10
Redação

O novo modelo SSAMMANLÄNKAD da Ikea funciona sem fios e a partir de energia solar. A nova edição limitada já chegou às lojas.

Nécessaire