LIPS, cerca de €88.96 ($95), Isamaya
Nécessaire

Um batom obsceno: falamos de empoderamento ou de sexismo?

A rutura de preconceitos e o empoderamento feminino serviram de mote para o batom que pode promover gargalhadas sexistas. Mais ou menos polémico, é um sucesso de vendas.

A célebre makeup-artist britânica Isamaya, fundadora da marca homónima de beleza Isamaya, criou uma nova linha de batons, LIPS. O que podia ser um simples batom vermelho não o é. Visto que a embalagem tem um design fálico, não tardou a chamar a atenção de muitos.

A objetificação sexual de um item de maquilhagem numa época em que tanto se tenta combater o sexismo é tema controverso, mas para perceber melhor o propósito deste design inusitado talvez nada melhor do que sabermos o que motivou a sua criação.

“A forma do LIPS desafia a forma como a maquilhagem é percebida. Exige uma ligação humana, e mantém o nosso ethos [crenças, ideias] na celebração de nós mesmos. À medida que a repressão floresce em cada sociedade, a LIPS honra, sem medo, a liberdade de ideias e de apropriação, exibindo a beleza de uma forma que só a ISAMAYA consegue”, lê-se na descrição do produto.

Para a maquilhadora, também pode haver uma motivação humorística na criação deste novo produto. "Mal posso esperar para ver alguém tirar o LIPS da sua carteira e aplicá-lo no comboio", confessou à Highsnobiety.

No comboio ou não, facto é que pelos vistos há muitos que se atrevem a usar o batom, ou não tivesse rapidamente esgotado. 

Coolhunting

Volta aos anos 90 com a nova coleção da Zara X Babar

A Zara leva-nos numa viagem pelo tempo com a coleção protagonizada por Babar, o rei dos elefantes.

Nécessaire