Perfume | Fotografia: Uli Deck/picture alliance via Getty Images
Nécessaire

Cheiro da chuva tem nome de perfume e cabe dentro de um frasco

O próximo perfume com cheiro a chuva a ser inventado já tem nome. A ideia resulta de uma curiosidade revelada pela inteligência artificial.

Mesmo que não esteja a chover quando saímos de casa, sabemos intuitivamente se isso aconteceu há alguns minutos ou horas só pelo cheiro. 

É difícil explicar que aroma é esse ou sequer identificá-lo. Cheira a chuva e pronto. Mas eis que o ChatGPT, que parece ter sempre resposta para tudo, também sabe o nome desta fragrância gerada pela natureza.  

“O aroma característico que algumas pessoas associam à chuva tem um nome: petricor”.

A ferramenta de inteligência artificial (a quem pedimos que nos surpreendesse, brindando-nos com esta curiosidade) continua e explicar então que este aroma “é causado por óleos vegetais libertados do solo durante a queda das primeiras chuvas após um período seco”. 

O nome petricor foi atribuído ao cheiro da chuva em 1964 pelos investigadores australianos Isabel Joy Bear e Richard Grenfell Thomas, autores do estudo intitulado Nature of Argillaceous Odour, publicado na revista científica Nature, e ficou desde então.  

Mas há algo que fica ainda por responder: a razão do nome em si.  

Descobrimos então que petricor resulta da junção das palavras gregas “petra” (pedra) e “ichor”, que na mitologia grega representa o líquido que flui como sangue nas veias dos deuses.  

Desde os anos 60 que alguns perfumistas na Índia usaram kulhads e outros materiais de argila para recriar num perfume o cheiro da chuva, algo que é também feito no Brasil e nos Estados Unidos, onde existe, por exemplo, o perfume Petrichor da Demeter.

Agora que está desvendado o nome do aroma, escolhe na galeria um dos perfumes que armazena o petricor fora da época das chuvas.

Nécessaire

Repara nas unhas de Madalena Abecasis: também te são familiares?

As novas unhas de Madalena Abecasis são familiares e podem ditar o regresso de uma moda no que toca à manicure. Usarias?

Nécessaire